Selo verde pode ser criado para identificar produtos da Zona Franca de Manaus

Os selos atestar a qualidade dos produtos e o respeito a legislação trabalhista na região do Polo Industrial de Manaus

Welington Vital

Publicidade

SÃO PAULO – Foi proposta pelos representantes da indústria, do governo e dos trabalhadores da Zona Franca de Manaus a criação de um selo que identifique os produtos criados nos nove estados da Amazônia Legal.

Segundo a Agência Brasil, no final de 2012, pode entrar em vigor a certificação do Selo Amazônico, que foi proposto por empresários à Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus). O selo será colocado nos produtos que contenham matérias-primas extraídas da floresta.

Já o  Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) irá certificar alimentos, cosméticos e fitoterápicos produzidos nos nove estados da Amazônia Legal que, além de serem ecológicamente sustentáveis, remuneram o conhecimento das populações tradicionais e não exploram trabalho escravo ou infantil.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Selo verde e social
Foi sugerida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Manaus a criação de um selo verde e social, que ateste a qualidade dos produtos e o respeito à legislação trabalhista. A proposta foi encaminhada ao governo estadual e à Suframa.

Este selo pode ser usado para evitar casos de abuso, como agressões físicas e assédio a trabalhadores, que ocorreram recentemente em empresas de capital asiático instalada no Polo Industrial de Manaus.

De acordo com o presidente do sindicato, Valdemir Santana, os selos irão agrega valor atestando qualidade e distinguindo os produtos da Zona Franca de Manaus das mercadorias de outros países que não respeitam os diretos dos trabalhadores reconhecidos pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).