EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em minhas-financas

Perfil comportamental influencia na relação das pessoas com o dinheiro

Sabendo suas características, é possível definir uma atitude mais assertiva em relação a forma de lidar com o dinheiro

SÃO PAULO – Diversos elementos podem ajudar as pessoas a lidarem bem com o dinheiro. A sugestão do CEO da Your Life, Rubens Gurevich, é que o indivíduo identifique, antes de mais nada, seu próprio perfil comportamental.

Na prática, existe uma forte correlação entre as características comportamentais das pessoas com a forma que se relacionam com o dinheiro. Assim, saber quais são suas características ajuda a definir o tipo de comportamento você terá com o dinheiro e, consequentemente, é possível definir melhor os planos corretivos.

Em qual modalidade de comportamento você se encaixa?

  • Dominância - pessoas que preferem estilo de comportamento mais competitivo, autoritário, objetivo, direto e assertivo;
  • Influência - pessoas com perfil persuasivo, amistoso, verbal, comunicativo e emocional;
  • Estabilidade - pessoas que adotam uma postura mais previsível, boa ouvinte, deliberada, organizada, persistente, amigável e gentil;
  • Conformidade - pessoas que, na maioria das vezes, são detalhistas, lógicas, perfeccionistas e focadas em regras e procedimentos.

Dominância e influência
Gurevich explica que pessoas de alta "dominância" costumam ser muito arrojadas com seus investimentos, sobretudo porque uma das suas características é ter foco em resultado. A recomendação nesse caso é que uma decisão de investimento só seja tomada após uma análise bastante criteriosa, “pois a impetuosidade é marca registrada nesse tipo de comportamento”, avalia Gurevich.

Os identificados como “influência” precisam saber que valorizam muito a opinião das outras pessoas, se importando bastante com o que elas acham. Esse estilo de pessoa valoriza “ficar bem na foto”.

Valem lembrar que pessoas de alta influência usualmente realizam gastos supérfluos, pois precisam constantemente agradar a si a aos outros. A recomendação nesse caso é que se pense se realmente o gasto valerá a pena. “Saia da loja e ande por cinco minutos. Se realmente você se convencer que é o correto, volte à loja e finalize a compra”, observa Gurevich.

Estabilidade e conformidade
Aquelas pessoas estáveis normalmente são muito previsíveis e pouco flexíveis. Seu foco de atuação é na organização e nas rotinas e considera desconfortável lidar com mudanças. A recomendação é: se você for indeciso quanto ao dinheiro, pesquise novas alternativas de investimento, aumente suas opções e faça diferente.

Por fim, pessoas de alta conformidade tendem a ser muito regradas, focadas nas normas e nos detalhes. Seu foco de atuação é no planejamento e seu perfil mostra que sabe gerenciar bem os seus recursos. “Você pode ter grande aversão ao risco, mas saiba que rebeldia controlada pode ajudá-la na conquista da sua independência financeira”, finaliza Gurevich.

Contato