Medo da gripe aviária derruba exportações brasileiras de frango

Exportações de frango, que chegavam a 250 mil toneladas por mês em 2005, caíram para 200 mil em março último

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A suspeita de que a gripe aviária possa chegar ao Brasil vem causando grande preocupação no aspecto econômico.

Segundo o ministro da Saúde, Agenor Álvares, essa possibilidade já vem refletindo sobre o rebanho nacional, “principalmente considerando que o Brasil é o maior exportador de carne de aves e de frangos [do mundo]”.

Efeitos

De acordo com a União Brasileira de Avicultura (UBA), as exportações de frango, principalmente para a Europa, já caíram em conseqüência do surto de gripe no exterior.

Continua depois da publicidade

O País, que exportava em média 250 mil toneladas de frango por mês no último quadrimestre do ano passado, vendeu apenas 200 mil toneladas no mês passado, o que resultou em redução de 20% na produção.

Prevenção

Álvares garantiu que o governo brasileiro está preparado para a gripe aviária. “Estamos estruturando uma fábrica de vacinas em São Paulo que, diga-se de passagem, é a primeira desse porte, e para essa finalidade, que se faz fora do contexto dos países desenvolvidos”, concluiu o ministro. As informações são da Agência Brasil.