Mastercard quer expandir cartões vinculados a criptomoedas

Cartões emitidos pelas corretoras Binance, Nexo e Gemini têm bandeira Mastercard, e outros devem estar a caminho

Reuters

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A Mastercard pretende expandir o programa de cartões de pagamento vinculados a criptomoedas através de mais parcerias com empresas, disse o chefe de criptoativos e blockchain da companhia.

A declaração ocorre apesar de o setor de ativos digitais enfrentar uma pressão mais minuciosa dos órgãos reguladores e uma cautela maior dos bancos.

A Mastercard já fez parceria com plataformas, incluindo Binance, Nexo e Gemini, para oferecer cartões de pagamento vinculados a criptomoedas em alguns países. Os cartões da Binance permitem que os usuários façam pagamentos em moedas tradicionais, com saldo carregado em criptomoedas.

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“Temos dezenas de parceiros em todo o mundo que oferecem programas de cartões e eles continuam a se expandir”, disse Raj Dhamodharan, chefe de criptoativos e blockchain da Mastercard, à Reuters na quinta-feira (27).

“Fornecer acesso a criptomoedas de maneira segura também faz parte de nossa proposta de valor e continuamos a fazer isso.”

Os bancos ficaram mais cautelosos com os clientes de ativos digitais depois que várias empresas colapsaram no ano passado, incluindo a FTX. Enquanto isso, os reguladores norte-americanos estão elevando a repressão ao setor, alegando falta de “compliance” no mercado.

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Em março, a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos Estados Unidos processou a Binance, acusando a empresa de operar o que classificou como uma “exchange ilegal”. Além disso, alegou que o programa de “compliance” da companhia é uma “farsa”.

Dhamodharan não quis comentar especificamente sobre a Binance, mas disse que qualquer programa de cartão “passa por uma investigação completa” e é continuamente monitorado.

Questionado se a Mastercard está considerando impor restrições à quantidade de dinheiro que pode ser transferida às bolsas e às corretoras de criptomoedas por meio de sua rede de pagamentos, Dhamodharan disse: “Não estamos aqui para escolher vencedores. Não estamos aqui para escolher qual transação deve ou não acontecer.”

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Ele acrescentou que os usuários da rede Mastercard passam por uma série de verificações de “compliance”, e que a empresa investiu em tecnologia de análise.