Mais de 50% dos brasileiros abandonam tratamentos médicos por falta de dinheiro

Segundo o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, as pessoas não têm dinheiro para comprar os remédios

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com dados do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), mais de 50% dos brasileiros abandonam o tratamento médico por falta de dinheiro para comprar os remédios.

Para tentar acabar com esse quadro, o Governo Federal anunciou a inclusão de medicamentos para o tratamento de hipertensão e diabetes em mais de mil farmácias e drogarias privadas do país com preços até 90% menores.

Benefício para quem não usa a rede pública

Conforme divulgou a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), a medida vai permitir a aquisição dos remédios por quem não usa a assistência médica do SUS (Sistema Único de Saúde), mas tem dificuldade para adquirir medicamentos de custo mais elevado.

Para obter remédios da Farmácia Popular, em drogarias e farmácias privadas, basta apresentar a receita do médico (particular ou da rede pública), que tem validade de 180 dias a partir da emissão, e o CPF.

Para as farmácias que quiserem oferecer os medicamentos nesse molde é preciso estar em dia com o pagamento de impostos e cumprir as exigências sanitárias e fiscais do setor. Segundo a Pro Teste, esse modelo já funciona na França, Alemanha, Espanha, Portugal e Canadá.