Em minhas-financas / impostos

Como corrigir Imposto de Renda enviado com erros

Retificação da Declaração do Imposto de Renda 2019 está disponível mesmo após o término do período de entrega  

imposto de renda contas
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Terminou na última terça-feira (30) o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2019. Contribuintes que enviaram a declaração com erros, porém, ainda podem realizar a retificação – aliás, devem, se encontrarem erros ou constatarem que a declaração está incompleta.

Para quem entregou no prazo, é possível enviar retificações até 5 anos após o período de entrega da declaração sem multas, mas o ideal é enviar o quanto antes para evitar cair na malha fina e ficar com nome sujo.

Se você não entregou a primeira versão da declaração dentro do prazo ou foi notificado por inconsistências, clique aqui.

A retificação é realizada pelo mesmo programa utilizado no preenchimento da declaração original, disponível no site da Receita Federal. Ao abrir o programa, é possível selecionar a declaração a ser corrigida no item “Declaração Retificadora” com a informação do número (12 dígitos) do recibo da declaração a ser retificada. É possível acessar o número a partir do menu “Imprimir” na barra à esquerda da tela.

Após alterar as informações incorretas, basta clicar em ‘entregar declaração’ normalmente. Vale lembrar que a data da retificação se sobrepõe à declaração original – portanto, quem retificar entrará novamente na fila caso tenha restituição a receber.

 

Contato