Conteúdo editorial apoiado por

Imposto de Renda 2019: contribuinte poderá saber se caiu na malha fina em 24 horas

O sistema de dados foi aprimorado para agilizar a apresentação de resultados 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A Receita Federal anunciou nesta sexta-feira (22) as novas regras e datas para a declaração do Imposto de Renda 2019. Entre as novidades, agora o contribuinte poderá saber se caiu na malha fina em menos de 24 horas depois de enviar sua declaração.

O sistema de dados foi aprimorado para agilizar a apresentação de resultados, segundo afirmou Joaquim Adir, supervisor nacional do Imposto de Renda na Receita Federal em entrevista coletiva nesta sexta-feira (22). No ano passado, a Receita levou em média 15 dias para informar se o contribuinte tinha caído na malha fina, segundo a Folha de S. Paulo

O contribuinte terá que acessar o extrato do Imposto de Renda no site da Receita Federal para saber se caiu na malha fina de acordo com esse novo prazo. 

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar disso, o supervisor afirma que esse período pode se alterar considerando o alto fluxo nos primeiros e nos últimos dias de envio da declaração. Ainda, erros ou atrasos por parte das empresas também podem provocar variações.

O prazo para entrega da declaração é entre 7 de março e 30 de abril. O programa para preencher a declaração no computador e os aplicativos de celular serão disponibilizados na próxima segunda-feira (25).  

Tem dúvidas sobre o Imposto de Renda 2019? Mande para o InfoMoney no e-mail: IR@infomoney.com.br

Na prática, uma pessoa pode cair na malha fina quando o cruzamento de dados identifica que as informações que ela declara são diferentes dos seus rendimentos e das deduções informados à Receita por outras fontes. 

A restituição terá sete lotes de pagamento entre 17 de junho e 16 de dezembro.

Invista seu dinheiro para realizar seus sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.