Conteúdo editorial apoiado por

Receita abre consulta do 4° lote do imposto de renda nesta segunda-feira

O crédito bancário será realizado no dia 17 de setembro 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A Receita Federal vai abrir nesta segunda-feira (10), a partir das 9h  (de Brasília), a consulta ao quarto lote de restituição do imposto de renda. O crédito bancário para 2.646.626 contribuintes será realizado no dia 17 de setembro, totalizando o valor de R$ 3,3 bilhões.  

Veja o calendário dos pagamentos das restituições: 

>> 5º lote, em 15 de outubro
>> 6º lote, em 16 de novembro
>> 7º lote, em 17 de dezembro

O contribuinte deve acessar site da Receita para saber se teve a declaração liberada. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, com a entrega de declaração retificadora.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF. 

Os valores serão depositados na conta-corrente ou poupança indicada na declaração. Se a restituição for liberada, mas o dinheiro não estiver na conta, o contribuinte terá que procurar uma agência do Banco do Brasil para fazer o saque ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. 

Vale lembrar que o valor pago nos meses posteriores ao primeiro lote têm correção pela Selic, a taxa básica de juros, que está atualmente em 6,50%.

Quer investir seu dinheiro da restituição? Abra uma conta na XP. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.