Conteúdo editorial apoiado por

Restituição do IR: Receita abre consulta ao segundo lote nesta segunda-feira

Para saber se teve a declaração liberada, contribuinte pode acessar o site ou ligar para o Receitafone

Paula Zogbi

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (9) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda. Restituições de anos anteriores (entre 2008 e 2017) regularizadas também entram no lote. 

O pagamento das restituições deste lote será realizado na próxima segunda-feira (16). Para saber se teve a declaração liberada, contribuinte pode acessar o site oficial ou ligar para o Receitafone (número 146). 

Contribuintes cujos nomes estiverem entre os contemplados por este lote, mas que não receberem o pagamento na data correta devem contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos exclusivamente).

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo a Receita, mais de 3,3 milhões de contribuintes terão suas restituições pagas no segundo lote, totalizando R$ 5 bilhões. O recebimento da restituição ocorre via conta bancária informada no ato da declaração do Imposto de Renda, no primeiro semestre. 

Do total dos contribuintes que receberão nesse lote, 3.358 são idosos acima de 80 anos, 49.796 têm entre 60 e 79 anos de idade, 7.159 têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 1.120.771 têm no magistério sua maior fonte de renda. 

Quer investir o dinheiro da restituição? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney