Conteúdo editorial apoiado por

Imposto de Renda: como declarar dinheiro na Poupança

Rendimentos da caderneta de poupança não são tributáveis, mas devem ser declarados

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Através do email IR@infomoney.com.br, um leitor do InfoMoney questionou como declarar valores mantidos em Poupança e seus rendimentos. Segundo a especialista Andrea Nicolini, coordenadora de tributos da Sage Brasil, os rendimentos obtidos na Caderneta não são tributáveis, mas devem ser declarados. 

Confira a pergunta do leitor e a resposta da especialista com o passo a passo

Tenho uma caderneta de poupança que foi feita com parte do salário por vários anos, o imposto ja foi descontado na fonte sobre o salário. Os impostos legais já foram pagos. Como declarar?

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

RESPOSTA: Informe na ficha “Bens e Direitos” com o código” 41 – Caderneta de
poupança”. No campo “Discriminação”, informe o nome e CNPJ da instituição financeira e número da conta. Na coluna “Situação em 31/12/2016 (R$)”, informe o saldo existente em 31.12.2016 e, na coluna “Situação em 31/12/2017”, informe o saldo existente em 31.12.2017. Os rendimentos obtidos em caderneta de poupança devem ser informados na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, na linha12.

Ainda está na Poupança? Comece a investir de verdade. Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney