Conteúdo editorial apoiado por

Imposto de Renda: Como são tributados investimentos em renda fixa

Cada formato de investimento possui uma declaração diferenciada  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – No Imposto de Renda, a declaração de rendimentos de investimentos em renda variável é diferente do investimento em renda fixa. Através do e-mail IR@infomoney.com.br, um leitor do InfoMoney fez uma pergunta sobre uma aplicação específica em renda fixa, que foi respondida pela especialista Andrea Nicolini, coordenadora de tributos da Sage Brasil.

No geral, investimentos em renda fixa são tributados diretamente na fonte. A base do cálculo é a tabela regressiva, ou seja, o valor muda de acordo com o tempo que o dinheiro permanece aplicado. 

Caso o dinheiro fique até 180 dias aplicado, será descontado 22,5% do valor do rendimento; para 181 dias até 360 dias, a incidência é de 20%; entre 361 dias e 720 dias, o valor cobrado é de 17,5%; e, finalmente, investimentos a partir de 721 dias têm tributação de 15%. Vale lembrar que resgates realizados em período inferior a 30 dias sofrem cobrança de imposto sobre operações financeiras (IOF).

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Alguns investimentos em renda fixa são isentos do Imposto de Renda. São eles: LIC, LCA, CRI, CRA e Debêntures incentivadas.

Quer investir em renda fixa na maior corretora do Brasil? Abra uma conta na XP.

Para saber como declarar ações e opções, clique aqui. Para investimentos em fundos imobiliários e imóveis, clique aqui.

  1. Fiz um investimento em uma plataforma startup através de contrato de mútuo, com remuneração garantida mensal.

    Não é um tipo de investimento tradicional, sendo que a remuneração sobre meu investimento é depositada mensalmente na minha conta corrente.

    Como devo declarar esse rendimento no IR sendo que o prazo de investimento é de 48 meses? Eu sou o responsável pelo recolhimento do tributo ou ele deveria ser descontado diretamente da fonte?

RESPOSTA: Considerando ser um investimento de renda fixa, o imposto de renda incidirá sobre o valor do rendimento com base na tabela regressiva e será retido pela pessoa jurídica que efetuar o pagamento.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney