Conteúdo editorial apoiado por

“Vendi um imóvel e comprei outro, devo pagar Imposto de Renda?”

Pergunta de leitor foi respondida por especialista no assunto; isso se aplica à sua situação?

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta do leitor:

Eu comprei um apartamento em sociedade com minha mãe (metade) na planta por 339.000,00 e vendi o mesmo no ano passado por R$ 440.000,00 para comprar uma casa no valor de R$ 496.000,00. Eu tenho em meu nome metade de uma sala comercial. Devo recolher imposto sobre a venda desse apartamento?

Resposta de Aristeu Tolentino, especialista em IR da Prolink Contábil: 

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“FICA ISENTO DO IMPOSTO DE RENDA O GANHO AUFERIDO POR PESSOA FÍSICA RESIDENTE NO PAÍS NA VENDA DE IMÓVEL RESIDENCIAL, DESDE QUE O ALIENANTE (VENDEDOR) , NO PRAZO DE 180 (CENTO E OITENTA) DIAS CONTADO DA CELEBRAÇÃO DO CONTRATO, APLIQUE O PRODUTO DA VENDA NA AQUISIÇÃO DE OUTRO IMÓVEL RESIDENCIAL LOCALIZADO NO PAÍS’. 

Observe que trata-se de imóvel residencial e somente pode ocorrer isenção de IR numa transação desse tipo, num período de cinco anos.

Deverão ser declaradas 50% para cada proprietário, inclusive no ganho de capital. A sala comercial é declarada normalmente em bens e direitos.

Se for caso de venda, é pago imposto de renda de 15%, se houver ganho de capital.

A regra de imóveis residenciais não são iguais para comerciais.