Impostômetro deve marcar R$ 1,5 trilhão nesta segunda-feira

Com esta quantia, seria possível comprar mais de 42 milhões de casas. Veja o que mais seria possível fazer com esse dinheiro

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta segunda-feira (9), o Impostômetro deve registrar a marca de R$ 1,5 trilhão. No ano passado, este valor foi atingido somente no dia 28 de dezembro, o que sinaliza aumento da carga tributária.

Para o presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Rogério Amato, o problema não é o pagamento de impostos. “O problema é que o crescimento tributário é mais acelerado que o do Brasil e isso tudo não é revertido em bons serviços de saúde, de transporte, de educação. E a economia está sendo drenada.”

Segundo dados atualizados do site do medidor de impostos, com esta quantia seria possível comprar mais de 55 milhões de carros populares. Com o total arrecadado hoje, é possível pagar mais de 2,197 bilhões de salários mínimos ou fornecer cesta básica para todos os brasileiros por mais de 24 meses.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outras aquisições
O dinheiro ainda permite comprar mais e 1,2 bilhão de notebooks e mais de 1,3 bilhão de geladeiras simples. Também seria possível construir mais de 42 milhões de casas populares de 40 metros quadrados, 107 milhões de salas de aula equipadas, mais de 5 milhões de postos de saúde equipados ou mais de 31 milhões de postos policiais.

Além disso, poderiam ser construídos mais de 16 milhões de quilômetros de redes de esgotos, pagar a conta de luz da população brasileira por mais de 99 mil meses e plantar mais de 298 bilhões de árvores.

Impostômetro
O painel do Impostômetro foi inaugurado em 20 de abril de 2005 e está instalado no prédio da sede da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). Também pela internet (www.impostometro.com.br), qualquer cidadão pode acompanhar o total de impostos pagos pelos brasileiros aos governos federal, estadual e municipal, de acordo com os estados e municípios.

Continua depois da publicidade

O sistema informa ainda o total de impostos pagos desde janeiro do ano 2000 e faz estimativas de quanto será pago até a data escolhida pelo usuário.