Conteúdo editorial apoiado por

Imposto de Renda: devo declarar imóvel que nunca foi declarado?

Especialista esclarece dúvida de leitor sobre declaração do Imposto de Renda

Equipe InfoMoney

questions or decision making concept

Publicidade

Pergunta: “O imóvel dos meus pais foi comprado por eles, porém em meu nome, há 18 anos, quando eu tinha 19 anos e não declarava imposto. Há aproximadamente 10 anos declaro IR, mas nunca declarei este imóvel. Preciso declará-lo? Como devo proceder?”

Resposta – Eliana Lopes: “Sim, contribuintes devem informar a posse de bens imóveis na Declaração de Ajuste Anual pelo custo de aquisição.

A instrução da Receita Federal é que os erros na Declaração de Bens e Direitos devem ser retificados mediante a apresentação de declaração retificadora relativa ao ano-calendário correspondente. Portanto, você deverá apresentar as declarações retificadoras dos últimos cinco anos e incluir o imóvel na ficha de Bens e Direitos.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O contribuinte deve fazer o download, do sítio da RFB na Internet, do programa relativo ao ano-calendário correspondente e após preencher e retificar a declaração de acordo com as instruções vigentes para aquele ano, deve apresentá-la pela Internet, mediante utilização do programa de transmissão Receitanet, ou em mídia removível, nas unidades da RFB.

Importante mencionar que não pode alterar o modelo de entrega da declaração. O contribuinte deve informar o número do Recibo de Entrega da declaração imediatamente anterior, relativa ao mesmo ano-calendário.”

*Eliana Lopes – coordenadora de Imposto de Renda da H&R Block

Aprenda a declarar qualquer tipo de investimento no imposto de renda sem erro; clique aqui e acesse o guia gratuito do InfoMoney.