Carga tributária brasileira só perde para a Argentina na América Latina

Após 20 anos, Brasil é ultrapassado pela Argentina como maior carga tributária na América Latina

Heraldo Marqueti Soares

Publicidade

SÃO PAULO – O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias de toda a América Latina, ficando atrás apenas da Argentina. O percentual do PIB (Produto Interno Bruto) que é corroído pelos tributos chegou a 32,4%, contra 33,5% no país vizinho, que ultrapassou o Brasil somente nesta última avaliação.

Os dados, referentes ao ano de 2010, são do relatório Estatísticas Tributárias na América Latina, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), pelo Ciat (Centro Interamericano de Administrações Tributárias e pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Nos 15 países latinos pesquisados, a média do PIB destinada à carga tributária ficou em 19,4%, já a das nações pertencentes à OCDE foi de 33,8%. 

Continua depois da publicidade

ICMS
O relatório diz que o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é relativamente alto no Brasil em relação aos países da OCDE, afirmando que a participação dos impostos indiretos tiveram um ligeiro aumento nas receitas do Governo brasileiro, principalmente nos tributos relacionados ao consumo e ao comércio internacional. O levantamento também considera o sistema tributário do Brasil como “complexo” na esfera estadual de impostos indiretos, como o próprio ICMS.