Em minhas-financas / imoveis-compra

Saiba como comprar seu imóvel após ser contemplado no consórcio

Consórcio de imóveis registra alta de 47% na venda de novas cotas

Imóvel LifeEdited_São Paulo
(Divulgação)

SÃO PAULO - De janeiro a setembro, o consórcio de imóveis teve um crescimento de 47% no número de novas cotas, em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Administradores de Consórcios (Abac).

A crise tem impactado na vida do brasileiro, a crescente inflação, a elevação da taxa de juros, insegurança no empego e queda da renda são algumas das dificuldades cada dia mais presentes. Isso requer mudanças nos hábitos de consumo e busca de novas alternativas, o que explica o aumento da procura pelo consórcio, uma modalidade com custos mais baixos, prazos mais longos e parcelas mais acessíveis.

No consórcio há duas formas de ser contemplado, através de sorteios mensais ou dando um lance. Mas depois de ser contemplado, quais são os próximos passos para finalmente adquirir sua casa própria?

Quando se é contemplado em um consórcio imobiliário, você recebe uma carta de crédito, que será usada para adquirir o seu imóvel. O primeiro passo então, é escolher um imóvel de acordo com o valor pré-estabelecido no contrato.

Depois você precisa comunicar a administradora do consórcio sobre a sua escolha, para que ela possa avaliar e aprovar o crédito. Nesse momento é hora de levantar toda a documentação necessária para finalizar o negócio: avaliação do imóvel, carta de crédito, documentos pessoais, contrato do consórcio e outros que estarão especificados no momento de assinatura do acordo entre você e a administradora do consórcio.

Após a aprovação de toda a documentação, que pode demorar alguns dias, você poderá, enfim, assinar o contrato que lhe concederá o seu tão sonhado imóvel.

Por fim, é preciso registrar seu contrato no Cartório de Registro, o que irá implicar alguns custos que variam de acordo com o valor do imóvel e da cidade da operação. Por isso, pesquise o valor dessas taxas antes de escolher o imóvel, para não ser surpreendido durante esse processo.

 

Contato