Telegram sofreu “poderoso ataque” que afetou usuários ao redor do mundo

Depois de algumas horas, a empresa informou que o app estava estável novamente e que os usuários poderiam usar normalmente  

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – O Telegram anunciou na manhã desta quarta-feira (12) que está enfrentando um “poderoso ataque” hacker e que usuários das Américas e outros países podem “ter problemas de conexão”.

Depois de algumas horas, a empresa informou que o app “parecia estável” e os usuários poderiam usar normalmente. 

Por meio de sua conta oficial no Twiitter, a empresa informou que estava lidando com um ataque conhecido como “DDoS”, que na prática, tenta tornar os serviços do aplicativo indisponível para os usuários. A empresa garantiu que os dados pessoais dos usuários estão seguros. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Telegram explicou que, em ataques deste tipo, os servidores recebem inúmeras requisições desnecessárias e explicou com um paralelo usando o McDonald’s. 

Imagine uma legião de pessoas na fila do McDonald’s pedindo um whopper, que é um sanduíche do Burger King. O atendente ficaria ocupado informando para esses clientes que foram ao lugar errado e deixaria de atender quem foi ao local certo.

A empresa informou que este é o problema do golpe: causa sobrecarga no sistema. “O ataque não é capaz de roubar o Big Mac ou a Coca de quem está na fila”, diz a empresa.

Continua depois da publicidade

 

 

 

 

 

Coincidência? 

O ataque acontece três dias após o site The Intercept divulgar supostas mensagens entre procuradores da Lava Jato e o ex-juiz federal e ministro Sérgio Moro. O Telegram nega que seu servidor tenha sido invadido. 

De qualquer maneira, o problema enfrentado pelo aplicativo teve efeito em vários países, então não há como afirmar ou sugerir qualquer ligação entre os acontecimentos.  

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.