Atualização do iPhone: 5 recursos do iOS 13 que o Android tinha antes

A cada atualização de sistema operacional, a Apple traz algo que o Google já fez – e vice-versa  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A Apple apresentou nesta semana, durante a WWDC, seu evento para investidores, a próxima versão do seu sistema operacional para smartphones, o iOS 13. Entre as novidades, os iPhones ficarão mais rápidos e eficientes, com acesso aos apps duas vezes mais rápido.

Como ocorre com todas as versões do sistema operacional, algumas das ferramentas apresentadas nos palcos anualmente não são exatamente novas. É natural que a Apple tome como exemplo tecnologias anteriormente apresentadas nos sistemas operacionais concorrentes, principalmente o Android, do Google, para melhorar seus produtos.

Confira abaixo 7 ferramentas apresentadas pelo novo iOS a que os usuários Android já tinham acesso.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

  1. Modo escuro

A ferramenta de escurecer as telas de aplicativos para uma navegação mais confortável à noite (e para otimização de bateria) era muito aguardada pelos usuários – e não à toa. Smartphones com Android Pie já trazem essa função para boa parte dos apps, e espera-se que o Android Q alcance 100% da navegação com essa ferramenta.

  1. Teclado com swipe

Arrastar o dedo para escrever palavras é uma função que já existe há quase 10 anos em apps como o Swiftkey – disponíveis na App Store. Os teclados desenvolvidos pelo Google já traziam isso de forma nativa ao smartphone, mas a Apple só resolveu incorporar a ferramenta para todos os seus usuários, sem a necessidade de baixar outros apps, em 2019.

  1. Mapas com street view e favoritos

A função de visualizar imagens de ruas dentro do app Mapas, nativo do iOS, será implementada primeiramente nos Estados Unidos. É uma função já antiga do Google Maps, ainda favorito dos usuários em geral – mesmo os de iPhone.

Continua depois da publicidade

A Apple também anunciou a inclusão dos Favoritos para o app Mapas, outra que sempre existiu para Google Maps.

  1. IA no app Fotos

O aplicativo de organização de imagens e vídeos do iPhone iá tinha alguns mecanismos de organização para uma experiência dinâmica, mas o iOS 13 terá mais funcionalidades nesse sentido, incluindo uma maneira fácil de fazer montagens com fotos de uma mesma viagem, evento ou temática. Outra ferramenta que o Android já tinha.

  1. Assistente virtual entre apps

A assistente virtual do Google já pode interagir com outros aplicativos no smartphone, colocando uma música para tocar no Spotify por comando de voz, por exemplo. A Siri, que foi lançada antes, ainda não faz nada disso, mas trará essa inteligência no iOS 13.

Bônus: app store para o Apple Watch

Em 2017, o Android Wear, sistema que alimenta os relógios inteligentes das marcas que utilizam Android, lançou uma loja própria de aplicativos, que os torna independentes dos smartphones dos usuários. Agora, em 2019, a Apple resolveu fazer o mesmo: na atualização dos Apple Watches, será possível instalar apps exclusivos do celular, sem interação direta com o iPhone.   

Invista melhor o seu dinheiro. Abra uma conta gratuita na XP. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney