Em minhas-financas / gadgets

Facebook elimina contas e grupos de engajamento falsos feitos por brasileiros

Segundo a empresa, a rede violou as políticas de autenticidade e spam

Facebook
(Shutterstock)

SÃO PAULO -  O Facebook divulgou um comunicado nesta quarta-feira (15) informando que eliminou da plataforma uma "rede de engajamento" falsa formada por 72 grupos, 50 contas e 5 páginas de brasileiros.

Segundo a empresa, a rede violou as políticas de autenticidade e spam, por permitir a obtenção de seguidores e curtidas com o objetivo de aumentar o engajamento de forma falsa para conseguir ganhar dinheiro.

"Nossa investigação descobriu que uma entidade identificada como PCSD, baseada no Brasil, usou uma rede de Grupos, contas e Páginas onde as pessoas podiam comprar e vender reações, seguidores e Páginas, violando repetidas vezes nossos Padrões da Comunidade. Nós não permitimos um comportamento inautêntico coordenado e estamos banindo o PCSD de nossa plataforma", diz o comunicado. 

A empresa explica que foi alertada sobre essa rede pelo Digital Forensic Research Lab, do Atlantic Council, laboratório que tem fornecido informações em tempo real ao Facebook sobre ameaças de abusos e campanhas de desinformação.

A rede foi detectada durante uma investigação sobre a falsa amplificação de Páginas políticas na recente eleição no México - e estava sendo usada por aqui também.  

Quer investir melhor seu dinheiro de maneira segura? Abra uma conta na XP. 

Contato