Em minhas-financas / gadgets

Vírus de computador ataca fornecedora da Apple e pode prejudicar novos iPhones

As fábricas da TSMC tiveram que ser desativadas por quatro dias por conta do vírus; produção foi retomada somente nesta segunda-feira 

iPhone
(Ekaterina_Minaeva / Shutterstock.com)

SÃO PAULO – O lançamento da próxima linha de iPhones pode sofrer um atraso devido a um vírus de computador que infectou as máquinas de uma fornecedora da Apple.

A TSMC, que fabrica os processadores série A de dispositivos da Apple, identificou na última quinta-feira (2) a presença de um vírus em suas máquinas, o que a levou a desativar suas instalações por determinado período de tempo. A produção foi retomada somente nesta segunda-feira (6).

Segundo a Reuters, que conversou com um porta-voz as companhia, o incidente deve atrasar a produção dos componentes ao longo dos próximos meses, além de reduzir a entrega dos mesmos em no mínimo 3%.

Analistas consultados pela agência de notícias dizem que a produção de iPhones pode ser impactada por conta do problema com a fornecedora, mas de forma “limitada”. Segundo relatório da KGI Securities, “a cadeia de produção [do iPhone] normalmente se prepara para esses incidentes e, durante o período inicial de produção, as fornecedoras fabricam mais chips que o necessário”.

Vale lembrar que, ainda que os próximos modelo do iPhone ainda não foram anunciados, o lançamento está próximo: tradicionalmente, o lançamento dos novos dispositivos é feito no mês de setembro. No ano passado, por exemplo, foi lançado no dia 7 de setembro.

O lançamento dos novos smartphones não deve sofrer atraso, segundo o relatório, mas sua disponibilidade pode ser menor do que a esperada.

 

Contato