Em minhas-financas / gadgets

Golpe que dá passagens aéreas grátis já tentou enganar 31 mil pessoas em 6 horas

Dessa vez a promessa é de que o usuário ganhe  duas passagens aéreas da Gol gratuitas

avião da Gol - aviação
(Divulgação)

SÃO PAULO - Um novo golpe está circulando no WhatsApp. Dessa vez a promessa é de que o usuário ganhe  duas passagens aéreas da Gol gratuitas, segundo informações do laboratório especializado em segurança digital da PSafe, dfrndr lab. O golpe já tentou prejudicar mais de 31 mil usuários em 6 horas, segundo dados da empresa.

Ao clicar no link recebido no app, a pessoa é direcionada para uma página com uma pesquisa que precisa ser respondida antes do acesso à “promoção”. São quatro perguntas: “Você já viajou esse ano?”; “Você está satisfeito com os serviços da GOL?”; “Você prefere a GOL por causa?”; “Você pretende viajar com amigos/família?”.

golpe_passagem_aérea_-_1

Ao longo do processo, o usuário vê um contador na tela que mostra o número de passagens que supostamente ainda estão disponíveis e que vai diminuindo para gerar uma sensação de urgência do preenchimento. Independentemente das respostas, o usuário é incentivado a compartilhar com 30 amigos ou grupos do WhatsApp.

O texto afirma que após o compartilhamento o usuário poderá resgatar as passagens, que serão enviadas por e-mail em até dois dias. Ao final, há ainda uma falsa seção de comentários com pessoas que teriam conseguido sacado o benefício.

“Estamos em época de férias escolares e por isso muitas pessoas planejam viajar com a família, o que torna o momento propício para um golpe como esse. Os cibercriminosos estão sempre atentos a essas oportunidades para passar a ideia de que pode ser algo verdadeiro. Além disso, a estratégia de solicitar o compartilhamento via aplicativo de mensagem é perfeita para que o golpe se espalhe rapidamente e leve com ele a confiança e credibilidade do amigo ou familiar que enviou”, afirmou o diretor do dfndr lab, Emilio Simoni. 

Em nota, o WhatsApp recomenda bloquear o remetente, desconsiderar mensagens desse tipo e apagá-las. Além disso, para evitar mais danos nunca compartilhe coisas desse tipo. Para tentar amenizar coisas desse tipo e alertar os usuários, a empresa anunciou nesta terça-feira (10), uma nova ferramenta que avisa quando uma mensagem é encaminhada. 

A GOL orienta seus clientes a não clicarem em mensagens de origem duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia, ofertas de prêmios em milhas e, principalmente, pedindo a confirmação de dados cadastrais. A companhia reitera que preza pela segurança da informação em todos os seus canais de relacionamento. A fonte original e confiável é o site da GOL. Em caso de dúvidas, o ideal é procurar imediatamente a Central de Atendimento pelo número 0300 115 21 21.

Quer juntar dinheiro para viajar de verdade? Abra uma conta na XP. 

Contato