Em minhas-financas / gadgets

Smartphones da Samsung têm falha que envia imagens da galeria sem autorização

Envio das imagens acontece de forma aleatória para contatos da agenda através do aplicativo Samsung Messages

Samsung Galaxy S8
(BlurryMe / Shutterstock.com)

SÃO PAULO – Os usuários de smartphones da Samsung têm relatado a existência de um defeito preocupante no Samsung Messages, aplicativo de mensagens da fabricante disponível em todos os dispositivos Galaxy.

De acordo com eles, o aplicativo está enviando imagens da galeria do usuário para contatos aleatórios, sem a permissão ou comando do usuário. Isso é feito sem aviso nenhum: os usuários dizem descobrir que as imagens foram enviadas somente quando o destinatário responde à imagem. Um usuário relatou no Reddit que o celular enviou, erroneamente, sua galeria inteira de imagens para um contato no meio da noite.

Diversos relatos foram enviados ao site Gizmodo e dizem que até mesmo os smartphones mais recentes e topo de linha da Samsung, como o Galaxy Note 8 e Galaxy S9, foram afetados.

O site aponta que a falha pode se tratar de uma “interação estranha entre o Samsung Messages e as atualizações mais recentes do perfil RCS (Rich Communication Services) liberadas pelas operadoras norte-americanas. Essa “tecnologia” está presente no aplicativo e tem como objetivo aprimorar as funcionalidades do SMS, trazendo recursos como o melhor compartilhamento de mídia e indicadores de leitura.

A Samsung disse, em comunicado, estar ciente das reclamações e estar tentando “entender o problema”.

Usuários da Samsung que quiserem evitar o problema podem contorna-lo de duas maneiras: remover o acesso do Samsung Messages ao armazenamento do celular, nas configurações do mesmo, ou baixar um novo aplicativo de mensagens, como o Android Messages.

Quer investir melhor seu dinheiro? Abra sua conta na XP Investimentos

 

Contato