Em minhas-financas / gadgets

WhatsApp testa novo recurso na Índia após mortes de pessoas por boatos espalhados no app

Na prática, a atualização passará a mostrar quando uma mensagem recebida foi apenas encaminhada, e não elaborada pelo remetente  

Whatsapp
(Rahul Ramachandram / Shutterstock.com)

SÃO PAULO - O WhatsApp vai começar a testar uma nova ferramenta na Índia, com o objetivo de evitar a disseminação de boatos. Na prática, a atualização passará a mostrar quando uma mensagem recebida foi apenas encaminhada, e não elaborada pelo remetente, segundo informações da CNN. A empresa notificou o governo indiano. 

O recurso chega após mais de 10 pessoas morrerem acusadas de tráfico de crianças injustamente com base em boatos que circularam no aplicativo de conversas. As mortes aconteceram separadamente. 

Nesta terça-feira (3), o governo emitiu uma nota de alerta para a empresa devido aos casos de violência. "Enquanto a justiça e o governo estão tomando medidas para prender os culpados, o abuso de uma plataforma, como o WhatsApp, para a circulação de um conteúdo tão provocativo é igualmente fonte de preocupação", afirmou o Ministério da Tecnologia do país. 

A empresa do app por sua vez afirma ter ficado "horrorizado com os casos de violência" e se compromete a fazer mudanças para os usuários ficarem mais seguros. 

Vale lembrar que a Índia é o maior mercado do aplicativo com 200 milhões de pessoas acessando o app por mês. 

Quer investir em tecnologia? Abra uma conta na XP. 

Contato