Em minhas-financas / gadgets

YouTube lança 3 novas formas de ganhar dinheiro com vídeos

Tal qual o Facebook, Youtube também quer cobrar mensalidade de usuários

YouTube
(Shutterstock)

SÃO PAULO - O YouTube anunciou nesta semana três novas possibilidades para criadores de conteúdo monetizarem com a plataforma. A novidade tende a aliviar o aperto causado pelo maior controle da plataforma sobre os anúncios veiculados antes dos vídeos. 

Na linha do que anunciou o Facebook na quarta-feira (20), a primeira novidade apresentada pelo YouTube é a cobrança de uma mensalidade de US$ 5 para fãs que fizerem parte de comunidades fechadas relacionadas a seus youtubers favoritos. 

A chamada Channel Membership dará acesso a badges únicas, novos emojis, publicações fechadas para membros na aba de Comunidade e bônus customizados oferecidos pelos criadores, segundo a empresa. Os criadores de conteúdo podem optar por trazer mais lives e vídeos exclusivos aos assinantes. A novidade ficará disponível para canais com mais de 100 mil assinantes. 

Focando em merchandising, o segundo anúncio da plataforma facilita a oferta de produtos temáticos relacionados ao canal. YouTubers poderão criar uma espécie de vitrine com 20 itens personalizados, em parceria com a Teespring. 

Por ora, canais com mais de 10 mil assinantes nos EUA podem se aproveitar disso, mas a plataforma promete mais parceiros e criadores "em breve". 

A terceira função anunciada é uma espécie de "pré-estreia" de conteúdo de YouTubers, a Premiere. Vídeos publicados usando esta seção aparecem em páginas específicas com acesso a sala de chat. Fãs e donos dos canais poderão conversar enquanto assistem juntos ao vídeo - antes da liberação para o público em geral. 

Não tem carisma para ganhar dinheiro no YouTube? Invista. Abra uma conta na XP.

 

Contato