Em minhas-financas / gadgets

Apple e Samsung se unem a montadoras para substituir chaves por smarpthones

A chave digital vai permitir que os consumidores abram e fechem o veículo

Chave de carro
(Shutterstock)

SÃO PAULO - A Apple, em parceria com outras empresas e fabricantes de veículos, como a Samsung e Volkswagen, estão apoiando o desenvolvendo de uma nova tecnologia de chave digital de carros, uma solução que vai permitir que os donos dos carros façam o download de uma cópia digital da chave no seu smartphone e usem o aparelho no lugar da chave física. 

A empresa por trás da tecnologia é a Car Connectivity Consortium (CCC), especializada em soluções de conectividade para smartphones e veículos.  A chave digital vai permitir que os consumidores abram e fechem o veículo, além de ligar o motor do carro e compartilhar a chave com integrantes da família, por exemplo.

A chave deve vir funcionando já de fábrica com um padrão de sistema de comunicação por proximidade. Quando o usuário se aproximar do veículo com o smartphone, o carro já reconhece a chave e executa a função desejada. A tecnologia estará presente também nos carros de algumas marcas para que a chave funcione. 

Além da Apple, Samsung, Volkswagen, Audi, BMW, General Motors, Hyundai, LG e Panasonic também fazem parte da iniciativa da CCC. Ainda é preciso esperar para ver como a chave digital será implementada para o mercado. 

Quer investir seu dinheiro para comprar um carro novo? Abra uma conta na XP. 

 

Contato