Em minhas-financas / gadgets

Golpe tem descontos de até 90% em óculos Ray-Ban no Facebook e Instagram

Quando o usuário clica no anúncio da promoção, o link é um spam e os hackers conseguem invadir a conta da vítima 

Ray-Ban
(Shutterstock)

SÃO PAULO - Um novo golpe está circulando das redes sociais, principalmente Facebook e Instagram. Dessa vez oferece descontos de até 90% em óculos da marca Ray-Ban em anúncios nas redes sociais. 

Quando o usuário clica no anúncio da promoção, o link é um site falso e os hackers conseguem invadir a conta da vítima. Segundo a empresa de segurança Kaspersky Lab, o site relacionado na publicação é totalmente falso. A vítima irá cadastrar seus dados no site fraudulento, realizar o pagamento e, então, o cibercriminoso pode roubar os dados bancários do usuário. E não receberá nenhum produto conforme mencionado na publicação.

Segundo a empresa de segurança, a promoção falsa se associa a sites que supostamente oferecem óculos com desconto, mas que roubam credenciais bancárias que os usuários colocam ao tentarem fazer uma compra na página - além de invadir o perfil da rede social. 

Segundo Thiago Marques, analista de segurança da Kaspersky Lab, o usuário que sofreu esse tipo de golpe pode ser prejudicado por dois principais motivos. O primeiro, pelo perfil da vítima que sempre estará vinculado a essa campanha maliciosa. Isso significa que a mesma conta poderá ser utilizada pelo cibercriminoso quando realizar outros tipos de golpe. E ao acessar a conta da vítima, o hacker pode anunciar a promoção falsa várias vezes no novo perfil.

E segundo, porque o cibercriminoso pode solicitar pagamento de resgate para que o usuário tenha acesso à sua própria conta novamente. Inclusive, ele poderá fazer chantagem com a vítima para que seus dados pessoais não sejam publicados.

Nesse caso, a principal dica para evitar ser vítima do golpe é colocar senhas seguras (com letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais). "Além disso, é importante deixar ativado o fator duplo de autenticação (2FA), tanto na conta do Instagram quanto do Facebook, porque faz com que você tenha um maior controle da segurança de sua conta, uma vez que o usuário será notificado quando houver algum outro acesso. E utilize uma ferramenta de proteção forte, que possa evitar qualquer tipo de invasão hacker", explica Marques. 

Quer investir seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Contato