EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em minhas-financas / gadgets

Uber vai saber se o passageiro está bêbado antes da corrida começar

Empresa preencheu formulário de patente para uma tecnologia que identifica usuários embriagados

Homem bêbado
(Shutterstock)

SÃO PAULO - Passageiros embriagados são problemáticos para a Uber - mas podem deixar de ser em breve. A empresa abriu um documento para patentear tecnologia que identificaria usuários bêbados antes mesmo de eles entrarem no carro dos motoristas parceiros. 

O sistema descrito no documento oficial enviado ao governo utiliza inteligência artificial para aprender o padrão de uso de cada conta no app. O algoritmo usará uma variedade de fatores para determinar comportamentos fora do padrão - entre elas, muitos erros de digitação, velocidade do manuseio do app, precisão em cliques e velocidade da caminhada da pessoa. 

Se um usuário estiver andando pela rua em plena madrugada e digitar seu próprio endereço com vários erros, por exemplo, o sistema pode notar problemas. 

No documento, a empresa prevê a possibilidade de avisar ao motorista da situação do passageiro. Ao mesmo tempo, o sistema pode selecionar apenas motoristas mais experientes e treinados para lidar com a situação de embriaguez do passageiro. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Contato