Em minhas-financas / gadgets

Apple apresenta o iOS 12; confira as 10 novidades mais importantes

Diferentemente da maioria das atualizações, o iOS 12 será lançado simultaneamente para todos os celulares e tablets que têm suporte para o iOS 11

iOS 12
(Reprodução)

SÃO PAULO – A Apple realizou nesta segunda-feira (4) seu evento anual para desenvolvedores, o WWDC. Entre as novidades mais importantes, a empresa apresentou o novo sistema operacional iOS 12.

Diferentemente da maioria das atualizações, o iOS 12 será lançado simultaneamente para todos os celulares e tablets que têm suporte para o iOS 11 – normalmente, uma base mais antiga fica de fora do lançamento mais recente. Isso significa que todos os iPhones a partir do 5S e todos os iPads a partir do mini2 terão a possibilidade de atualizar o sistema gratuitamente assim que a atualização for lançada para toda a base de usuários. 

A intenção da empresa, de acordo com o CEO Tim Cook, foi incluir o máximo de usuários possível, algo que o maior concorrente em sistemas operacionais, Android, não consegue fazer por conta das diversas fabricantes que trabalham com sua tecnologia.

  1. Otimização do iOS

O iOS 12 terá maior desempenho, inclusive para aparelhos mais antigos. No iPhone 5 Plus, por exemplo, a Apple promete que os apps serão abertos até 40% mais rapidamente; o teclado será acessado até 50% mais rapidamente e a velocidade de navegação do álbum de fotos pode crescer em até 70%.

Detectar a necessidade de aumentar a performance: aumentar o desempenho instantaneamente ao abrir um app ou realizar um comando, e cair na mesma velocidade, para otimizar a autonomia da bateria

  1. Realidade aumentada

No iOS 12 teremos AR no sistema todo. Juntos à Pixar, criaram um formato novo chamado USDZ – gráficos e animações otimizados para compartilhamento. Será possível posicionar objetos criados via celular no mundo real

Adobe Creative Cloud – desenvolvedores poderão utilizar as ferramentas Adobe para criar programas voltados à tecnologia USDZ de iOS. Serão ferramentas inéditas de realidade imersiva com realidade aumentada.

Novo app, chamado Measure: ele permitirá ao usuário tirar medidas de quaisquer objetos utilizando a câmera do celular. Na apresentação, a Apple mostrou a medida de uma maleta em todas as suas dimensões (altura, largura e profundidade).

Outra novidade permitida pela tecnologia de realidade aumentada é a de visualizar objetos em “tamanho real” pela tela. A apresentação levou a fotografia de uma guitarra e a posicionou junto a outros objetos que realmente estavam no palco, para dar uma noção de dimensão.

Em parceria com a Lego, foi criado também um aplicativo que “dá vida” às construções de brinquedo feitas no ambiente real. O jogo permitirá visualizar interiores de prédios, criar novos ambientes e acrescentar personagens, tudo no esquema de realidade aumentada. Os jogos podem ser salvos “dentro” do lego físico: toda vez que a câmera do aparelho apontar para uma peça de Lego, o mesmo universo de realidade aumentada será acessado.

  1. Fotos

As melhorias na ferramenta de fotografias do iOS começam nas buscas. Além de poder pesquisar por palavras chave como “cachorros”, as sugestões inteligentes da Apple mostrarão as imagens consideradas favoritas de cada usuário. Fotografias dentro de locais comerciais poderão ser encontradas através de seus nomes, bem como memórias de viagens e sugestões de efeitos aplicáveis às fotografias feitas com a sua câmera.

Em termos de compartilhamento, a Apple criou sugestões de imagens a serem enviadas a amigos. O app recomenda as melhores fotografias e com quem compartilhar, dependendo de quem aparece em cada imagem. Ao compartilhar, o iPhone de quem recebe também traz sugestões de imagens que podem ser enviadas como resposta referentes ao mesmo evento.

  1. Siri

Uma ferramenta nova chamada Shortcuts, quaisquer aplicativos poderão enviar ações para a Siri. Fazer uma pergunta pode automaticamente ativar um aplicativo referente a ela. Além disso, a Siri poderá fazer sugestões com base em ações recorrentes. Quem faz um pedido todos os dias no mesmo restaurante poderá ter a opção de fazer isso diretamente da tela de bloqueio. A assistente poderá também lembrar o usuário de um aniversário importante e colocar um botão para ligar para essa pessoa na mesma tela.

Um editor desses atalhos também será aplicado para que o usuário personalize os atalhos da maneira que for mais conveniente. Diversos apps terão a opção “adicionar à Siri” para permitir essa interação.

  1. Apple News/Books

Para quem acompanha o mercado, a Apple anunciou a integração do Apple News ao acompanhamento em tempo real das ações de cada empresa. Clicar em uma ação levará o usuário às notícias mais importantes relacionadas à empresa. Além disso, o app Stocks, de ações, finalmente chegou ao iPad.

Ainda em leitura, o iOS 12 traz um novo design para o aplicativo de livros digitais, que agora ganha o nome de Apple Books. O “concorrente” para a loja do Kindle também salvará as páginas em que a leitura foi pausada e uma navegação mais simples.

  1. Apple Car

O aplicativo de carros conectados da empresa finalmente terá suporte a apps de navegação de terceiros. Isso significa que o Waze, por exemplo, poderá ser acessado diretamente através do painel do carro quando o celular da Apple estiver conectado.

  1. “Não perturbe”

A função noturna do sistema operacional também foi aprimorada, desaparecendo com todas as notificações durante a noite e a madrugada. O usuário poderá escolher o momento em que essas notificações voltarão à tela tocando em um atalho na tela de bloqueio.

Ainda em notificações, haverá a possibilidade de diminuir as notificações sem desbloquear a tela e sugestões de silenciamento de apps que não são mais utilizados. A empresa anunciou também a possibilidade de agrupar notificações similares. As notificações serão agrupadas por app, por grupo, por thread, por exemplo.

  1. Detalhamento de atividade

Já esperada, a função de monitoramento de atividade - que leva a pessoa a "usar menos o celular" - foi demonstrada na apresentação. Com ela, o usuário pode não apenas visualizar quanto tempo perde em cada app como diminuir o limite de tempo que passa dentro deles. Pode ser ativada uma notificação que mostra quanto tempo resta para cada app e uma tela de aviso “seu tempo para o Instagram acabou”, por exemplo.

Pais também poderão ter acesso ao monitoramento de atividade para os filhos, bem como tirar a permissão de acesso para um app ou até mesmo para o celular como um todo – com o “hora da cama”. Será possível também “censurar” filmes e séries consideradas inapropriadas para crianças.

  1. Animoji

Os emojis inteligentes da Apple, que leem a expressão facial dos usuários, ganham a “detecção de língua”. Presentes apenas no iPhone X, os Animojis também ganharam algumas novas opções, como um coala e um T-Rex, mas a grande novidade foi o “Memoji”, com o qual os usuários podem criar um animoji à sua semelhança: totalmente personalizável.

Usando a câmera e a realidade aumentada, o Animoji também poderá ser aplicado ao vivo para fazer fotos e vídeos - além das mensagens. 

Facetime em grupo

A ferramenta de ligações com vídeo que é exclusiva para usuários Appe passa a permitir conversas em grupo com até 32 pessoas. Outra novidade é a integração do Facetime ao app Messages - o que facilita ainda mais a criação de um grupo, com membros que já estejam em uma janela de mensagens. Todos os efeitos e Animojis também poderão ser utilizados nessas conversas em grupo.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

 

Contato