Em minhas-financas / gadgets

Facebook mostra quais usuários tiveram seus dados compartilhados com a Cambridge Analytica

O Brasil é o oitavo país com maior número de usuários afetados, cerca de 443 mil; saiba se você é um deles 

Facebook
(Chinnapong / Shutterstock.com)

SÃO PAULO – A partir desta segunda-feira (9), o Facebook vai mostrar quais foram os usuários que tiveram seus dados vazados para a empresa Cambridge Analytica. Estima-se que, no total, mais de 87 milhões de usuários tenham sido afetados, a maioria deles nos Estados Unidos. O Brasil é o oitavo país com maior número de usuários afetados, cerca de 443 mil.

Todos os usuários, independentemente de terem tido seus dados compartilhados ou não, verão uma barra informativa no topo do feed de notícias. A diferença está no conteúdo dela: os que tiveram seus dados vazados verão, no bloco, um texto explicando a polêmica de dados e a opção para acessar a página “veja como você é afetado”; para os que não afetados, o Facebook dá a opção de ver quais sites e aplicativos têm acesso aos dados do perfil para que eles maior controle sobre suas informações.

Confira como os avisos vão aparecer para os usuários não afetados e os afetados, respectivamente na barra da esquerda e da direita, segundo o Facebook:

facebook-aviso

Aos usuários afetados pelo vazamento, o Facebook ainda explica como eles chegaram até a Cambridge Analytica: a aplicação “This is your digital life” pedia que o usuário compartilhasse dados de seu perfil e de perfis de amigos para ser acessada foi a responsável por compartilhar os dados com a CA, empresa de big data ligada à campanha presidencial de Donald Trump.

Os avisos chegarão aos usuários de forma gradual – portanto, alguns podem não ver as informações em seu feed imediatamente.

Invista seu dinheiro da melhor maneira: abra sua conta na XP Investimentos. 

 

Contato