Novo golpe do FGTS já tentou prejudicar mais de 70 mil pessoas em um dia

Fraude promete resgate de valores de até R$ 1,9 mil a pessoas que tiveram contrato CLT em algum período entre 1998 e 2018

Giovanna Sutto

(Foto: Divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO – Mais um golpe via WhatsApp está circulando, dessa vez envolvendo suposto saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A armadilha já tentou prejudicar mais de 70 mil usuários, segundo dados da Psafe, empresa de segurança digital. A armadilha promete resgate de valores de até R$ 1,9 mil a pessoas que tiveram um contrato formal de trabalho (CLT) em algum período entre 1998 e 2018.

Em maio de 2017, um golpe semelhante circulou no app de mensagens e impactou mais de 360 mil pessoas, na mesma época em que houve de fato liberação de dinheiro de contas inativas do FGTS.

Tudo começa quando o usuário recebe uma URL maliciosa, e ao entrar no link, é induzido a responder algumas perguntas, como “Você está registrado atualmente?” e “É maior de 18 anos?”. Independentemente das respostas, é encaminhado a uma nova página que supostamente atesta o direito de receber o dinheiro, e pede para que a pessoa compartilhe a página com amigos antes de mostrar uma lista com nomes de beneficiários. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

image001

Segundo Emílio Simoni, diretor do Dfndr Lab, laboratório especialista em cibercrime da Psafe, o objetivo desse golpe é encaminhar o usuário a se cadastrar em serviços de SMS pago. “A partir do momento em que este cadastro ocorre, sem perceber, a vítima fica vulnerável a cobranças indevidas”, esclarece.

Os hackers criam ainda comentários de falsos usuários elogiando a promoção, como, por exemplo, “Acabei de sacar o meu”, “deu certo comigo!” e “meu nome está na lista, vou sacar”.

Para não cair nessas ameaças, Simoni afirma que é preciso adotar soluções de segurança que disponibilizam a função de bloqueio anti-phishing, cujo sistema é capaz de analisar todas as ameaças existentes no mundo virtual e bloqueá-las instantaneamente. “Além disso, é importante que o usuário crie o hábito de se certificar se as páginas de promoção e de Facebook realmente pertencem às marcas mencionadas”, afirma Simoni. 

Continua depois da publicidade

A assessoria do WhatsApp afirma “trabalha cuidadosamente para reduzir as mensagens indesejadas que chegam por meio de seu sistema” e recomenda que o usuário bloqueie o remetente, desconsidere a mensagem e apague a mesma. E para evitar mais danos, nunca compartilhe esse tipo de mensagem suspeita oferecendo serviços inéditos.

A Caixa Econômica Federal afirma que “não envia mensagens sobre saques das contas vinculadas ao FGTS e que disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet e em suas agências com o objetivo de alertar seus clientes quanto a golpes, seja por e-mails, spam, whatsapp, sites falsos ou por telefone”.

O banco diz ainda que o usuário pode verificar informações regularmente por meio do App FGTS, do site  www.caixa.gov.br/fgts, ou pelo telefone 0800 726 0207. 

Já sacou o FGTS e ainda precisa de dinheiro? Comece a investir na XP. 

unnamed_(1).[2]

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.