Em minhas-financas / gadgets

Usa Android? Conheça o vírus que já infectou 1 milhão de contas e saiba se está contaminado

Um novo vírus chamado “Gooligan”, descoberto pela empresa de segurança Check Point, é o responsável por infectar os dispositivos Android e roubar os e-mails cadastrados nele

Android - escritório Google em Toronto
(Mark Blinch/Reuters)

SÃO PAULO – Em relação ao iOS, o Android é um sistema operacional mais vulnerável, tanto que diariamente, cerca de 13 mil dispositivos que rodem versões mais antigas do iOS são atacados por vírus ou malwares. E isso, segundo informações do Business Insider, faz com que mais de 1 milhão de contas do Google tenham seus dados expostos aos invasores.

Um novo vírus chamado “Gooligan”, descoberto pela empresa de segurança Check Point, é o responsável por infectar os dispositivos Android e roubar os e-mails cadastrados nele. Aplicativos mais sensíveis, como o Gmail, Drive e Fotos, todos do Google, são os que os hackers mais buscam acessar para roubar os dados.

A forma mais comum que usam para atacar os dispositivos é através de aplicativos infectados, que ocasionalmente são baixados pelos usuários, ou ao clicar em links enviados através de SMS – as chamadas mensagens de phishing. Os mais vulneráveis ao vírus são os que utilizam as versões 4 e 5 do Android, que incluem o Jelly Bean, KitKat e Lollipop.

Para saber se você está contaminado com o vírus, existe uma ferramenta online criada pela Check Point que pede somente que você insira seu e-mail do Google. Até julho, segundo levantamentos da empresa, eram 85 milhões de celulares afetados.

 

Contato