Em minhas-financas / gadgets

Aplicativo brasileiro prevê em quais regiões do Rio serão cometidos crimes

O usuário também consegue, através do aplicativo, ver qual é o tipo de crime que já foi cometido em determinada região – como homicídio, morte de policial, agressão e roubo

Rio de Janeiro
(Divulgação)

SÃO PAULO – Em meio aos Jogos Olímpicos, um aplicativo que consegue prever aonde vão acontecer crimes no Rio de Janeiro acaba de ser lançado.

Chamado CrimeRadar, ele utiliza a tecnologia de machine learning para descobrir as taxas de crime nos bairros da cidade em determinados horários, seja dia ou noite. Como explicou o portal da Wired, a primeira versão do aplicativo já está disponível para navegadores de computadores e smartphones.

Ele funciona de maneira fácil: através de um mapa colorido, ele mostra quais são os “pontos” com maior probabilidade de um crime acontecer: as regiões verdes são as que possuem menos probabilidade de crimes e, as vermelhas, maior.

Em entrevista ao Wired, Robert Muggah, diretor de pesquisa do Instituto Igarapé, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo, explicou que o crime não está concentrado em áreas pobres, mas que partes ricas da cidade também são afetadas – e as informações do aplicativo têm como objetivo ajuda-los a evitar essas regiões.

O usuário também consegue, através do aplicativo, ver qual é o tipo de crime que já foi cometido em determinada região – como homicídio, morte de policial, agressão e roubo.

A equipe por trás do aplicativo também explicou que deseja trabalhar com agências de segurança pública para melhorar a denúncia de crimes e, assim, do aplicativo. Também existe a ideia de futuramente notificar o usuário quando este entrar em uma área com alto risco de crime, por exemplo.

 

Contato