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Instagram fica mais parecido com Facebook e usuários reclamam

Novo algoritmo da rede social, que será implementado nos próximos meses, impõe relevância às postagens

Instagram
(David Paul Morris/Bloomberg)

SÃO PAULO – O Instagram era a última dentre as maiores redes sociais que ainda mostrava todas as postagens em ordem cronológica, sem nenhuma alteração. Nos próximos meses, isso vai mudar.

Nesta terça-feira, a rede social de fotos anunciou que mudará o algoritmo que define a ordenação das fotos no feed de notícias, estabelecendo relevância para as postagens, assim como o Facebook faz há alguns anos. A única diferença é que todas as postagens continuarão aparecendo, enquanto a maior rede social do mundo oculta parte delas.

Para justificar a medida, o blog oficial do Instagram escreveu que “as pessoas deixam de ver cerca de 70% de seus feeds”, e afirmou que a medida melhoraria a experiência dos usuários, para que não sejam perdidos os posts “com os quais você mais se importa”.

Na prática, aumentar a “relevância” dos posts poderia fazer com que cada pessoa passasse mais tempo dentro do aplicativo e interaja mais, atraindo mais anunciantes. Além disso, esses mesmos anunciantes encontrarão maiores dificuldades para mostrar seu conteúdo, o que provavelmente fará com que as marcas invistam ainda mais – exatamente como ocorre no Facebook, dono da rede social desde 2012. Ou seja: como era de se esperar, o Instagram quer mais dinheiro.

Claro, se o algoritmo não for bom o suficiente, pode ser que os usuários passem a usar ainda menos o app. Por isso, a rede social deixou claro em seu anúncio ao público que aplicará a medida devagar e ficará atento à recepção pelos usuários.

Assim como ocorreu quando o Twitter anunciou um movimento semelhante, há muitos críticos que não parecem contentes com a decisão. Entre eles, usuários que chamam a medida de “palhaçada” , ou que afirmam que isso vai contra a “liberdade” dos usuários.

 

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