Franquias buscam a profissionalização de olho na bolsa de valores

No Brasil são quatro empresas franqueadoras que têm suas ações negociadas na bolsa

Edilaine Felix

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SÃO PAULO – O setor de franquias deve faturar cerca de R$ 105 bilhões este ano com 115 mil lojas no País, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchinsing). Com 2.031 marcas, o Brasil é o quarto maior em número de marcas de franquias no mundo. E dessas marcas, quatro delas são empresas de capital aberto. 

De acordo com Maurício Galhardo, sócio-diretor da Praxis Business, o segmento desperta o interesse de empreendedores de estrangeiros e de fundos de investimentos, que veem nas franquias uma oportunidade de negócio cada vez mais lucrativa. “Com isso, o interesse de muitas empresas certamente é abertura de mercado”.

Atualmente, no Brasil as companhias de capital aberto, que têm ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo e expandiram seus negócios por meio de franquias são: Arezzo, Localiza, Hering e Portobello. Vale destacar que existem outras que já demostram claramente o interesse de abrir seu capital, entre elas estão o Grupo Multi e o Grupo Trigo.

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Estratégias
Galhardo acredita que as boas práticas de governança devem ser adotadas cada vez mais pelas franquias, e tomando como exemplo das que já tem capital aberto é possível perceber que não há preferência por segmento de serviços ou produtos. “Isso é uma demonstração de que pode acontecer para diversos setores, não vejo de ser típico de um ou outro, é somente uma questão de estratégia”.

No entanto, ele acredita que as exigências sejam maiores para para ser franqueado de uma marca de capital aberto, uma vez que o franqueador tem uma relação mais extensa de obrigações legais. 

“Quando você entra em uma empresa de capital aberto, as informações são abertas, existe uma fiscalização dos números, divulgação obrigatória de resultados, e isso pode gerar maior confiança ao entrar nesse negócio”.

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Visando entrar na bolsa
Diante do crescimento do franchising, as franqueadoras nacionais precisam cada vez mais se profissionalizar, para ganhar escala e crescer com maior velocidade. Para isso, muitas já têm recebido aportes de fundos de private equity para conquistar mercado, como o próprio Grupo Multi e a Chilli Beans, que receberam recursos de fundos com a intenção de uma expansão mais rápida.

De acordo com o sócio-diretor da Praxis, com a chegada de um fundo de investimento no negócio, a gestão muda e se torna mais drástica, com uma gestão mais efetiva. “Ganhar não somente com o aporte, mas também com o aprendizado em gestão”, diz.

Cuidados
Independente de ser ou não de capital aberto é importante conhecer os números antes de entrar no negócio. Galhardo lembra que, teoricamente, os números de uma empresa de capital aberto são mais confiáveis. Contudo, é sempre aconselhável contratar uma empresa de auditoria para fazer a checagem desses números.

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De acordo com Galhardo é bastante interessante buscar um terceiro para fazer essa avaliação e não correr riscos de depreciação ou vantagens na compra, “muitas vezes a melhor opção é contratar uma empresa para auditar e apresentar os resultados para o franqueador e o franqueado”.

Essa é a indicação para qualquer empresa, independente do porte, pois antes de ter uma franquia, seja ela de capital aberto ou não, é necessário conhecer as contas do negócio. No entanto, Galhardo enfatiza que certamente o processo é mais detalhado em uma empresa de capital aberto.

Investimentos
O sócio-diretor da Praxis destaca que é sempre bom pensar na possibilidade de ter um fundo de investimento para alavancar o seu negócio. Assim como as franquias de capital aberto, uma que ainda não tem capital aberto deve conhecer o valor de seu negócio, para nortear o gestor para o futuro de sua empresa e poder tomar decisões mais assertivas no futuro.

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Segurança e confiança
A Portobello Shop, integrante do grupo Portobello, companhia listada no Novo Mercado da Bovespa, conta com 107 lojas em todo o Brasil. O diretor da rede de franquia, Juarez Leão, esclarece que não há diferenças nos procedimentos de abertura de uma franquia da Portobello Shop para uma franquia de uma empresa de capital fechado.

Segundo ele, a Portobello Shop faz um acompanhamento dos números das franqueadas, e esclarece que esse procedimento não é feito por ser um companhia de capital aberto e sim para acompanhamento do negócio, “que é padrão no sistema de franquia”.

Leão completa que o franqueado não tem obrigação de prestar informações financeiras a Portobello Shop. “O grande diferencial para o franqueado é que ele tem a certeza que está abrindo uma loja de uma empresa com governança corporativa e transparência nos números”.