Contagem regressiva: veja como se preparar para a Black Friday

Rumores indicam que algumas lojas físicas devem participar do evento

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SÃO PAULO – Conhecido principalmente nos Estados Unidos, a Black Friday é o dia em que diversas lojas colocam os seus produtos em promoção para incentivar as vendas de Natal. No Brasil, o evento está em sua 4ª edição e acontece, principalmente, no varejo online. Este ano a Black Friday será no dia 29 de novembro e os consumidores interessados em participar já devem se preparar para as compras.

Antes de sair comprando, é importante que o consumidor prepare uma lista dos produtos que pretende comprar, para não adquirir aquilo que não precisa. Além disso, vale a pena saber quais são os preços dos produtos antes que eles recebam o desconto. Segundo o CEO do Cuponomia, portal de reúne cupons de descontos, Antonio Jorge Miranda, no ano passado, houve um grande número de denúncias ao Procon sobre varejistas que subiram os preços para dar a ideia de desconto maior. “O ideal é se planejar e não comprar por impulso”, explica.

Para garantir a segurança da compra, a dica é comprar nos sites que já está acostumado. “Dessa forma o consumidor evita problemas na hora de receber o produto. Também é bom verificar a reputação da loja, pesquisando no ‘Reclame aqui’ e no ‘eBit’”, orienta Miranda.

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Lembre-se de que as lojas são responsáveis pela compra e entrega do produto correto. Caso tenha algum problema com as compras, entre em contato com os órgãos de defesa do consumidor.

Varejo
A expectativa entre os varejistas é que a edição supere os números do ano passado. Em 2012, segundo levantamento da ClearSale as vendas online da data somaram R$ 217 milhões. Apesar de a Black Friday brasileira ser principalmente pela internet, Miranda vê a possibilidade de as promoções se estenderem para as lojas físicas com o tempo. “Existem rumores de algumas lojas que pretendem fazer a Black Friday”, afirma.