Em minhas-financas / economize-dinheiro

Saiba como pagar as contas em dia mesmo com bancos em greve

Febraban e Procon-SP orientam consumidores sobre o pagamento de contas que estão dentro do prazo e também as vencidas

agência da Caixa Econômica Federal
(Tânia Rêgo/ABr)

SÃO PAULO - Nesta quinta-feira (19), os bancários de todo o País entraram em greve por tempo indeterminado, de acordo com a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), da CUT.

Diante da paralisação, a Fundação Procon-SP e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), orientaram o consumidor sobre o pagamento de contas que estão dentro do prazo e também as vencidas.

Segundo o Procon-SP, embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, a obrigação da empresa credora é oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.

Para não ser cobrado de eventuais encargos e, ainda, para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, a recomendação é que o consumidor entre em contato com a empresa e peça opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros.

Neste caso, a Febraban ressalta que as contas de água, luz, telefone, gás, internet, financiamentos, impostos e títulos de cobrança em geral, que estão dentro do prazo, podem ser pagas pela internet, pelo caixa eletrônico ou rede 24 horas, pelo aplicativo do banco no celular, pelo correspondente e também pelo telefone do banco.

Contas vencidas
Conforme informou a Febraban, contas de concessionária, como luz, telefone, água, é possível fazer o pagamento normal pelos canais alternativos do banco, como a internet, o telefone e aplicativo no celular. As próprias concessionárias de serviço público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte.

No caso dos Títulos de cobrança (condomínio, escola, academia, financiamentos), é preciso pedir ao cedente do título um novo boleto já com os valores atualizados ou fazer o pagamento pelo DDA (Débito Direto Autorizado), serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que permite ao cliente realizar o pagamento de boletos eletronicamente. Para usar esse serviço, o cliente bancário precisa se cadastrar como sacado eletrônico na instituição financeira na qual tem conta.

O DDA também permite o pagamento de boletos vencidos, a própria ferramenta já contabiliza as multas e juros, podendo ser paga pelos canais eletrônicos do banco, sem precisar que o cliente saque o dinheiro para pagar o boleto vencido no banco emitente da cobrança.

Para o pagamento de um boleto do banco em que a agência estiver fechada, a Febraban lembra que no próprio site é possível solicitar nova via de boleto em atraso, mesmo para pessoas que não são correntistas.

 

Contato