Em minhas-financas / economize-dinheiro

Consumo das famílias cresce 0,6% no segundo trimestre do ano, revela IBGE

Segundo o instituto, o PIB brasileiro variou 0,4%; crescimentos ocorrem frente ao trimestre anterior

compras - consumo - família - shopping
(Shutterstock)

SÃO PAULO - A Despesa de Consumo das Famílias apresentou aumento, no segundo trimestre deste ano, de 0,6% frente trimestre anterior. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que divulgou, hoje (31), o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no 2° trimestre do ano. Frente ao trimestre imediatamente anterior, o PIB variou 0,4%.

Ainda de acordo com o levantamento, a formação bruta de capital fixo recuou 0,7% e a despesa de consumo da administração pública que cresceu 1,1%. Além disso, exportações de bens e serviços teve queda de 3,9% e a importação de bens e serviços cresceu 1,9%.

A tabela abaixo mostra o crescimento de cada componente da demanda no PIB no 1° trimestre deste ano, frente o trimestre imediatamente anterior:

Componente  2° tri 2012
Consumo das Famílias 0,6%
Consumo da Administração Pública 1,1%
FBCF* 
-0,7%
Exportações de Bens e Serviços -3,9%
Importações de Bens e Serviços 1,9%
PIB a Preços de Mercado 0,4%


(*)FBCF - Formação Bruta de Capital Fixo - representa o investimento em produção, ou seja, o quanto as empresas aumentaram os seus bens de capital (máquinas e equipamentos principalmente) em determinado período.

Trimestre do ano passado
Analisando o segundo trimestre deste ano, frente ao mesmo trimestre de 2011, a despesa de consumo das famílias cresceu 2,4% e o PIB brasileiro revelou alta de 0,5%. A alta de 2,5% no consumo das famílias foi 0,1 ponto percentual menor que na comparação feita entre o primeiro trimestre deste ano com o do ano passado, quando o resultado foi de 2,5%.

 

Contato