Em minhas-financas / economize-dinheiro

Em tempos de sustentabilidade, bancos investem em ações de educação financeira

Itaú lançou esta semana um guia colaborativo de educação financeira na internet para universitários

agência_bancos
(Getty Images)

SÃO PAULO – Em tempos de sustentabilidade, as empresas estão investindo em ações para conquistar o consumidor. Com os bancos não poderia ser diferente, assim, produtos envolvendo educação financeira ganham cada vez mais destaque nas instituições.

O Itaú, por exemplo, lançou esta semana um guia colaborativo de educação financeira na internet para universitários. Batizado de “Granabook”, o material pode ser encontrado na fan page Itaú Universitários no Facebook.

Nele, os usuários poderão sugerir uma forma diferente de lidar com o dinheiro, de acordo com sete temas, que vão desde por que falar de dinheiro, como organizar dívidas e aprender a fazer um orçamento, até como planejar investimentos e viabilizar sonhos.

Além disso, o material será desenvolvido pelos internautas em parceria com o consultor financeiro Gustavo Cerbasi, que já desenvolveu outras ações com o banco, como uma série de videocasts com dicas de planejamento financeiro.

Outras ações
O Itaú ainda desenvolve outras ações ligadas ao tema educação financeira, como guias que tratam do uso consciente do dinheiro, de como consumir e poupar, como utilizar melhor o crédito e ainda orientações para acabar com as dívidas.

A instituição também possui um site de uso consciente do dinheiro, um livro infantil “A Árvore do Dinheiro”, além de palestras, artigos, rádio e releases.

Outros bancos
Assim como o Itaú, outros bancos estão investindo em ações de uso consciente do dinheiro. O Banco do Brasil, entre outras coisas, possui uma página de educação financeira no portal da instituição e desenvolve, em parceria com a Brasilprev, o Programa Projeto de Vida na Ponta do Lápis, que ministra palestras em escolas e universidades de São Paulo com o objetivo de ensinar este público a avaliar as taxas de juros e não gastar mais do que se ganha.

Programa parecido a este é o "Mais do que Dinheiro", do HSBC, que reúne assuntos de economia e negócios para alunos do quinto ao sétimo ano do ensino fundamental. O banco também possui um hotsite para organização do planejamento financeiro, onde é possível encontrar dicas e sugestões de como usar o crédito de maneira consciente para manter o orçamento em dia.

Bradesco e Santander também possuem hotsite sobre o assunto. No primeiro, os principais pontos trabalhados são o planejamento antes de assumir novos compromissos, a adequação ao conjunto dos financiamentos à capacidade de pagamentos e orientações de como lidar com as dívidas e os imprevistos financeiros. No segundo, o cliente encontrará jogos, vídeos e uma planilhade orçamento familiar, entre outros itens.

 

Contato