Desenrola: como fazer cadastro e subir de nível no gov.br para renegociar dívida?

13% das pessoas elegíveis na nova fase do programa não estão cadastradas no gov.br

Giovanna Sutto

(Getty Images/ Montagem IM com reprodução site Governo Federal)

Publicidade

Entra no ar, nesta segunda-feira (9), a plataforma da nova fase do Desenrola, programa de renegociações de dívidas. Pessoas com dívidas de até R$ 5 mil, que ganham até dois salários mínimos ou estão cadastradas no Cadastro Único têm a oportunidade de negociar melhores condições para saírem “do vermelho”.

Em coletiva à imprensa nesta manhã, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, ressaltou a preocupação sobre o acesso ao programa, já que apenas será possível utilizar o Desenrola quem tiver conta cadastrada na plataforma gov.br, do governo federal, com nível de proteção ouro ou prata. Das 32 milhões de pessoas elegíveis nesta nova fase:

“Nossa maior preocupação hoje é com a acessibilidade das pessoas elegíveis ao programa. Quem tem [nível] ouro e prata já pode, a partir de hoje, renegociar as dívidas na plataforma. Quem tem nível bronze precisa fazer o upgrade na plataforma. E o grupo que ainda não está no gov.br precisa fazer o cadastro rapidamente”, explica Haddad.

Continua depois da publicidade

“Todos os agentes envolvidos no Desenrola, como B3, credores e empresas de proteção de crédito, vão tentar entrar em contato com essas pessoas que estão fora do gov.br para que todos os consumidores possam se cadastrar e usar o programa”, complementa.

Na visão de Haddad, a parcela de pessoas que não tem o cadastro provavelmente é a mais vulnerável e potencialmente quem mais precisa do programa, por isso, a “força-tarefa” em encontrá-las.

O problema é que a conta gov.br é um mecanismo recente e nem todo mundo sabe o nível que possui, como usar ou como fazer o upgrade necessário. Por isso, o InfoMoney separou o passo a passo para o cidadão conseguir se adequar ao programa.

Continua depois da publicidade

Confira.

O que é a conta gov.br?

A conta gov.br é a conta que permite que a população tenha acesso aos serviços públicos pelo formato digital. A conta garante a identificação de cada cidadão que entra nos serviços digitais do governo.

Ela é uma aposta recente do Governo Federal para facilitar a identificação e a autenticação do cidadão, priorizando a segurança dos dados e o controle de acesso unificado.

Continua depois da publicidade

O ambiente promove autenticação digital única do usuário aos serviços públicos digitais — com um único usuário e senha é possível utilizar tudo o que já estiver integrado à conta gov.br.

Como fazer a conta?

Passo 1: Acesse o site

Passo 2: Escolha a opção de cadastro

Continua depois da publicidade

Passo 3: Cadastre-se

De acordo com a sua opção, diferentes perguntas surgirão na sua tela.

Qual a diferença entre nível ouro, prata e bronze?

O selo ouro ou prata depende da certificação oficial da identidade. Ao abrir a conta, o solicitante é automaticamente nível bronze. Assim, se você seguir o passo a passo até o 3 (acima), sua classificação é bronze.

Continua depois da publicidade

Com os níveis prata e ouro, a proteção aumenta e permite ao governo puxar dados para utilizar nas ofertas do programa. A ideia é integrar e unificar os sistemas nesta conta.

Para chegar até a tela que mostra seu nível de segurança, é preciso fazer o seguinte:

As três opções são:

“Conta básica (bronze)”

Quando o cadastro é feito online via carrossel de perguntas do site do governo federal; ou com validação de dados do INSS; ou presencial, com cadastro via balcão do INSS ou Detran.

“Conta verificada (prata)”

Quando o cadastro é feito online via cadastro validado no Sigepe (base de dados de servidores públicos da União); cadastro validado por biometria facial do Denatran; cadastro via internet banking (dos principais bancos do país).

“Conta comprovada (ouro)”

Quando o cadastro é feito online por biometria facial no sistema do TSE (precisa baixar o app do gov.br no smarpthone para esta opção); ou obtenção do certificado digital.

Como fazer upgrade?

É possível aumentar o nível de segurança da conta, escolhendo uma das opções citadas acima .

Para fazer o upgrade, é preciso adicionar selos:

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.