“Não existe nada sem juros”, diz Ilan sobre novas regulações do BC

Banco Central pretende regular startups financeiras sem impedir vantagens ao consumidor  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Para Ilan Goldfajn, presidente do Banco Central brasileiro, fintechs necessitam de espaço para se desenvolver. Por isso, a regulação deste tipo de negócio virá de forma a permitir que pequenas empresas financeiras concorram livremente com conglomerados já estabelecidos.

“De uma forma geral, a gente quer ver deixar as inovações saírem, permitir que elas aconteçam, para depois vir a regulamentação”, disse o economista em entrevista ao Brazil Journal.

Na entrevista, Ilan menciona a consulta pública para regulação de fintechs de crédito, o esforço do BC na redução do custo do débito para o lojista e sobre a substituição do papel moeda pelas transações eletrônicas. Para todas as movimentações, garante, o BC tem procurado agir com calma.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Nada que a gente está pensando, a gente pensa fazer de uma forma unilateral e nem abrupta”, disse, ao ser questionado sobre a discussão do fim do parcelado sem juros para transações com cartão de crédito.  “A única coisa que a gente faz questão é deixar claro para a sociedade que não existe nada sem juros no país. Porque as vezes dá uma ideia de que tem uma coisa de graça que estamos tirando. Não tem, você paga”.

Traders contam como conseguem viver só do lucro de suas operações na Bolsa; veja!

 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney