Selic em 7,5%: o que muda no seu bolso? Veja 4 efeitos no seu dia a dia

A mudança gera impactos positivos e negativos, como o incentivo ao consumo e a queda da rentabilidade de grande parte dos investimentos

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, conforme já era esperado pelo mercado financeiro, cortou a taxa básica de juros ao menor patamar desde abril de 2013. A Selic foi reduzida em 0,75 ponto percentual e recuou de 8,25% ao ano para 7,50% aa.

A mudança gera impactos positivos e negativos, como o incentivo ao consumo e a queda da rentabilidade de grande parte dos investimentos. Reinaldo Domingos, especialista em educação financeira e presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros) aponta quatro efeitos práticos dessa mudança de patamar de juros. Veja:  

1 – Revisão das dívidas

O consumidor que tem dívidas de médio e longo prazo, como financiamentos de carro ou casa, pode buscar a reparação nos contratos, que foram firmados sobre juros maiores. Esse é um bom momento para fazer a portabilidade de dívidas e pagar menos juros. 

2 – Incentivo ao consumo

A queda da Selic incentiva o consumo pois torna mais barata para o consumidor a tomada de empréstimos, como financiamentos, cartão de crédito, cheque especial etc. 

3 – Fôlego na economia

A produção e o crescimento das empresas também são incentivados, tanto pelo estímulo ao consumo, quanto pela queda de juros para a tomada de créditos, que favorece o pagamento das dívidas. 

4 – Queda nos investimentos

Ponto negativo é que grande parte dos investimentos tem seu rendimento baseado na Selic, logo todos passarão a render menos – com destaque para a poupança, que passa a render 5,25% ao ano mais Taxa Referencial.