Registros de inadimplência recuaram 0,4% em 2013

O valor médio das dívidas vencidas e não pagas registradas em dezembro de 2013 foi de R$ 1.386

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – Os registros de inadimplência recuaram 0,4% em 2013, na comparação com o ano passado. Os dados foram apurados pela da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), e divulgados nesta segunda-feira (13).

No primeiro semestre deste ano, os registros de inadimplência mantiveram a queda iniciada no final de 2012. Já no segundo semestre, após uma reversão temporária da tendência, o indicador encerrou o ano em queda, com nível menor que o registrado em dezembro do ano anterior.

“A melhoria do quadro da inadimplência pode ser justificada pela continuidade de fatores como aumento dos rendimentos reais, baixo desemprego, queda dos juros, entre outros. Além disso, em 2013 houve um grande ajuste do mercado de crédito, tornando-o mais saudável, com credores mais seletivos e consumidores mais cautelosos em relação ao uso do crédito.”

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O valor médio das dívidas vencidas e não pagas registradas em dezembro de 2013 foi de R$ 1.386.

Por região, o Sudeste foi a único a apresentar retração (-3,4%), influenciando o indicador geral para baixo. As elevações mais relevantes ocorreram no Nordeste (7,2%) e no Norte (4,7%).

Dezembro
Em relação a dezembro, os dados indicam que os registros de inadimplência recuaram 4,5%, frente a novembro.

Continua depois da publicidade

No período, os indicadores das regiões Nordeste e Sudeste foram os que mais caíram, respectivamente 4,7% e 5,2%.No Centro-Oeste a queda foi de 2,6%, Norte 3,2% e Sul 2,9%.

Varejo
Ao ser considerar apenas o setor de varejo, o indicador apresentou queda de 1,2% do total de registros em 2013, contra 2012. Dentre as regiões, a que mais se destacou no acumulado do ano foi a região Centro-Oeste, com queda de 5,4%. No Sul e Nordeste, houve queda de 1,2% para ambas regiões, enquanto para as demais regiões, Norte e Sudeste, foram observadas quedas de 0,1% e 0,7%, respectivamente.