Taxa de juros sobe e inadimplência recua em junho, diz BC

Juros para pessoas físicas atingiu 24,3% ao ano

Publicidade

SÃO PAULO – A taxa média de juros do crédito do sistema financeiro, que incluem as operações com recursos livres e direcionados, destinada a pessoas físicas aumentou 0,3 ponto percentual em junho, na relação com maio, atingindo 24,3% ao ano, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Banco Central.

De acordo com a instituição, a alta foi determinada pelo aumento de 0,7 p.p. no custo médio do crédito livre, notadamente em crédito pessoal não consignado e crédito renegociado. Nas operações com recursos direcionados, a taxa permaneceu inalterada em 6,7% ao ano.

A taxa média geral de juros do crédito do sistema financeiro alcançou 18,5% a. a. no mês passado, com alta de 0,4 p.p. no mês e redução de 1,6 p.p. nos últimos 12 meses.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Inadimplência
No que diz respeito à inadimplência, esta diminuiu 0,2 p.p. na relação mensal e 0,4 p.p. em 12 meses, correspondendo a 3,4% do saldo total dos créditos com recursos livres e direcionados, sendo este o menor patamar desde julho de 2011.

Considerando apenas as pessoas físicas, houve redução de 0,3 p.p., destacando-se as quedas referentes às modalidades cartão de crédito rotativo e parcelado.