EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em minhas-financas / credito

Brasil não tem mais o melhor sistema financeiro da América Latina

Superado pelo Chile, dois dos fatores que mais prejudicaram o Brasil foi o regime fiscal e a fraqueza do capital humano

Financeiro Bovespa
(Agência Brasil)

SÃO PAULO – Segundo o relatório Financial Development Report, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, o Brasil caiu duas posições na lista dos melhores sistemas financeiros do mundo. Entre os países da América Latina, passamos a perder para o Chile, que na comparação global ficou com a 29ª posição.

A pesquisa avaliou sete pilares - ambiente de negócios, ambiente institucional, estabilidade financeira, serviços financeiros bancários, serviços financeiros não-bancários, acesso a serviços financeiros e mercados financeiros, sendo eles subdivididos em outros pilares.

O Brasil, caiu da 30ª posição para 32ª neste ano e conforme diz o relatório, o País teve resultados mais fracos em relação ao pilar da estabilidade financeira. “Embora o sistema financeiro brasileiro seja bastante estável, o País caiu nos pilares de câmbio e estabilidade do sistema bancário”.

O levantamento ainda explica que o ambiente de negócios continua sendo o pilar de maior fraqueza, sendo afetado pelo regime fiscal e pelo alto custo de se fazer negócios, além do fraco capital humano disponível.

Serviços financeiros bancários e não-bancários
A pesquisa destacou os serviços financeiros não-bancários, colocando-os na 11ª posição, citando que o País teve melhorias na atividade de fusões e aquisições (11ª posição). O sub-pilar "seguros" ficou com a 10ª posição na comparação entre os 62 países analisados.

Por outro lado, o pilar dos serviços financeiros bancários foi situado na posição 33ª,  recebendo críticas a respeito do sub-pilar da estabilidade do sistema bancário.

Outros destaques
Um outro destaque que o Fórum Econômico Mundial deu ao Brasil foi em relação aos bancos Itaú-Unibanco, Banco do Brasil e Bradesco - que estão entre os 25 maiores do mundo. Além disso, o número de investidores no País tem aumentado em meio aos mercados emergentes, totalizando 17 bancos estrangeiros que aqui atuam.

No ranking geral dos melhores sistemas financeiros, Hong Kong está no topo da lista, seguido por Estados Unidos, Reino Unido, Cingapura e Austrália. 

Contato