Ministério da Justiça vai leiloar itens de luxo de traficantes; veja como funciona

Entre os bens estão joias, carros de luxo e jatinhos; seis estados receberão o evento

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministério da Justiça anunciou que abriu uma licitação para vender cerca de 20 mil bens aprendidos de traficantes, incluindo joias, carros de luxo e jatinhos. A expectativa é leiloar um primeiro lote de bens até junho. 

Serão selecionados os leiloeiros para organizar o evento em seis estados, que têm a maior concentração de bens: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. 

Segundo nota que o Ministério da Justiça enviou ao InfoMoney, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) passará aos leiloeiros a relação dos bens que terão de administrar. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A partir disso, eles vão recolher os bens nos pátios da Justiça e das polícias, fazer a avaliação dos itens e dizer onde serão guardados, para só depois começar a estipular as datas de realização dos leilões.

Por isso, embora a ideia é que o primeiro lote seja em junho, a data precisa ainda não está exatamente definida. Também não se sabe mais detalhes, como quantos itens cada lote vai conter. 

“Seguramente, será, pelo menos, um leilão por cada um dos estados citados, com exceção de São Paulo (um no interior e outro na região metropolitana), e no Paraná (um na região de Foz do Iguaçu e outro na Capital)”, explica o ministério. 

Continua depois da publicidade

Nesse primeiro semestre, a Senad vai trabalhar com pelo menos um leilão para cada um desses estados. “Mas pode haver mais leilões, inclusive neste primeiro semestre”, diz a nota.

Quem pode participar ? 

Qualquer pessoas poderá participar e terão leilões presenciais e eletrônicos. O leilão funciona da forma tradicional: quem der o maior lance, leva o item. 

O ministério informou que, geralmente, os interessados em participar do leilão precisam fazer uma inscrição, “mas esse procedimento operacional será definido mais à frente”. 

Invista seu dinheiro para garantir uma renda no futuro. Abra uma conta na XP – é de graça. 

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.