Em minhas-financas / consumo

PIS/Pasep: Caixa começa a pagar abono salarial para nascidos em novembro

Trabalhadores nascidos em novembro que não tenham conta na Caixa Econômica poderão sacar os valores em agências da Caixa a partir do dia 20

caixa eletrônico
(Shutterstock)

SÃO PAULO – A Caixa Econômica Federal começou a pagar nessa terça-feira (13) o abono salarial do PIS 2018/2019 para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em novembro que têm conta corrente ou conta poupança no banco.

Trabalhadores nascidos em novembro que não tenham conta no banco poderão sacar os valores em agências da Caixa a partir do dia 20.

Tem direito ao PIS? Faça seu dinheiro render: abra uma conta gratuita na XP Investimentos! 

Têm direito ao abono salarial os trabalhadores registrados no modelo CLT que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos mensais líquidos por um mínimo de 30 dias em 2017. Também é necessário que estejam inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

Servidores públicos com número de inscrição final 2 recebem os abonos do Pasep também no dia 20 de novembro; neste caso, entretanto, o pagamento é realizado pelo Banco do Brasil.

Os beneficiários podem sacar os valores até o dia 28 de junho de 2019; os valores não recolhidos dentro do prazo voltam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador. Trabalhadores nascidos entre janeiro e junho poderão sacar o PIS somente no 1° trimestre de 2019. 

Tenho direito?
Trabalhadores que não tenham certeza se têm ou não direito ao PIS podem fazer uma consulta no site www.caixa.gov.br/PIS, clicando em “Consultar pagamento”, ou através do telefone 0800-726-0207 da CEF. No caso do Pasep, os servidores podem realizar a consulta através dos telefones 4004-0001 e 0800-729-0001, ambos do Banco do Brasil.

Quanto receberei?
O valor pago é proporcional ao número de meses trabalhados no ano de exercício – no caso, 2017. Quem trabalhou um mês, portanto, receberá 1/12 do salário mínimo, cerca de R$ 80; só receberá o valor integral do abono, de R$ 954, quem trabalhou durante todo o ano de 2017.

Tem direito ao PIS? Faça seu dinheiro render: abra uma conta gratuita na XP! 

 

Contato