EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em minhas-financas / consumo

Justiça ordena que perfil falso de presidente do Detran-SP no Facebook seja deletado

Página criada por estelionatários prometia serviços do Detran que não existem 

Maxwell Borges - Detran
(Reprodução)

SÃO PAULO – A Justiça de São Paulo determinou nesta quarta-feira (1) que o Facebook delete um perfil falso do diretor-presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo, Maxwell Vieira. A decisão partiu da juíza Marcia Tessitore, da 14ª Vara Cível da capital paulista.

Segundo o Detran, o perfil faz parte de um golpe que tem sido promovido em redes sociais como o Facebook e WhatsApp, que prometem serviços não existentes do Detran – como a quitação de multas e serviços de veículos e soluções de CNH.

Na página falsa, os estelionatários prometeram a emissão de uma CNH “contratada diretamente do Detran com cadastro em todo o território nacional”, e que com ela o motorista “não terá nenhum tipo de problema com blitz ou Polícia Rodoviária”. O anúncio ainda traz o nome do presidente e também um número de telefone, que deveria ser contatado pelos interessados.

A magistrada determinou que o perfil seja deletado pelo Facebook em 24 horas e que sejam informados os dados cadastrais e IP para localização dos responsáveis pelas postagens, sob pena de multa diária de R$ 2 mil.

O Detran reforça que não presta serviços por meio das redes sociais, nem seus funcionários. “O único canal para isto é o site oficial do departamento, onde é possível realizar 36 serviços online”, escreveu. Os cidadãos podem também tirar dúvidas através da página do órgão no Facebook.

Por fim, o órgão ainda afirma que registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil para que os perfis falsos sejam investigados e os responsáveis, identificados. Tais páginas e ocorrências semelhantes podem ser denunciadas no Disque Denúncia 181, com completo sigilo.

A imagem a seguir mostra as informações apresentadas no perfil falso de Maxwell, tal como uma das publicações.

perfil-falso-detran

Contato