EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em minhas-financas / consumo

Como assistir ao eclipse lunar nesta sexta-feira

Mais longo eclipse da lua no século XXI poderá ser observado em praticamente todo o território nacional

Eclipse lunar
(Shutterstock)

SÃO PAULO - Entre as 16h30 e as 18h10 desta sexta-feira (27), ocorrerá o mais longo eclipse lunar do século XXI. Ao longo deste horário, o satélite ficará completamente coberto, produzindo um espetáculo visual. Depois, ocorre a Lua de Sangue, quando os raios solares refletidos produzem uma luz avermelhada.

O fenômeno astronômico - quando a terra se posiciona entre o sol e a lua - ocorre entre duas e três vezes ai ano, mas dessa vez poderá ser observado com clareza em praticamente todo o território brasileiro. 

Os melhores pontos de observação serão no litoral. A capital que assistirá ao fenômeno por mais tempo será Recife (PE) - quanto mais a leste, melhor a visualização. Em qualquer localização, a melhor forma de ver o eclipse é buscar uma vista desobstruída a Leste no horizonte e o mais distante possível de iluminação artificial. 

Quem vive em grandes cidades pode sentir dificuldade na observação do fenômeno justamente pela alta concentração de iluminação de prédios e postes. Quem não tiver a possibilidade de assistir pessoalmente poderá acompanhar em alguma transmissão ao vivo pela internet. Veja uma delas: 

Vale lembrar que, ao contrário dos eclipses solares, o fenômeno do eclipse lunar não oferece riscos à saúde dos olhos. Olhar diretamente para a lua, seja a olho nu ou com instrumentos como lunetas e telescópios, é seguro. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Contato