Em minhas-financas / consumo

Conheça os novos copos sem canudo da Starbucks

Medida começará a ser implantada nos EUA e no Canadá e deve chegar a todas as lojas até 2020

logo Starbucks
(Reuters)

SÃO PAULO - A rede de cafeterias Starbucks anunciou nesta semana que vai substituir os canudos plásticos de suas embalagens de bebidas geladas por tampas recicláveis. O objetivo, segundo a companhia, é extinguir o objeto em mais de suas 28 mil lojas ao redor do mundo até 2020 - medida que irá eliminar mais de 1 bilhão de canudos por ano.

Atualmente, os canudos representam 0,03% dos 8 milhões de toneladas de plástico que chegam ao oceano por ano, mas imagens de um vídeo que viralizou em 2015, em que biólogos marinhos retiram um canudo de dentro do nariz de uma tartaruga marinha, chamou a atenção do mundo para o problema. 

A princípio, a nova embalagem será utilizada em cerca de 8 mil lojas nos EUA e no Canadá, nas cidades de Seattle e Vancouver B.C., e será a tampa padrão para todas as bebidas geladas, com exceção do Frapuccino, que será servido com um canudo feito de papel ou plástico biodegradável. O último pode ser feito de amido de planta fermentado ou de outro material sustentável. Clientes que preferirem ou precisarem de um canudo podem solicitar um feito com esses materiais alternativos para utilizarem com as bebidas. 

A tampa que irá substituir os canudos também é feita de plástico, mas o seu material, o polipropileno, pode ser reciclado. "Por natureza, o canudo não é reciclável e a tampa é, então acreditamos que essa decisão é mais sustentável e mais socialmente responsável", diz Chris Milne, diretor de abastecimento de embalagens da Starbucks. 

Confira, abaixo, algumas imagens do novo design das embalagens:

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP

cafe-strawless

r8npzk9u-5760-3840

hyo4atoq-5760-3840

uoqh5iyz-5760-3840

Contato