Em minhas-financas / consumo

Por que seu vizinho comemora o gol antes de você durante jogos da Copa

O vice-presidente da Inatel (Instituto Nacional de Comunicações), professor Carlos Nazareth Motta Marins, explica o motivo 

copa do mundo
(Vinicius Bacarin / Shutterstock.com)

SÃO PAULO – Na sua televisão, o escanteio ainda não foi nem marcado, mas seu vizinho já comemora o gol da seleção. Mesmo que seja uma situação nada agradável, ainda mais durante a Copa do Mundo, ela é comum – se trata do famoso delay na transmissão, que ao menos uma vez um torcedor já afetou a comemoração de algum torcedor.

Ele não acontece por conta de um problema na sua televisão ou do canal que está transmitindo o jogo, mas sim pela transmissão do som e imagem do jogo, que varia de acordo com a configuração do aparelho que a faz.

O vice-diretor do Inatel (Instituto Nacional de Comunicações), professor Carlos Nazareth Motta Marins, explica: “cada operadora de TV tem seu próprio processo de transmissão, que normalmente da captação de imagem, processamento de digitalização e compressão e disponibilização para as diferentes mídias. A maneira como cada uma vai receber a transmissão é diferente”, explicou.

Em outras palavras, o tempo de processamento gasto por cada operadora de TV e canal que retransmite o jogo, tal como o meio de comunicação usado para fazer o sinal se deslocar, faz com que a transmissão tenha mais ou menos atraso.

No geral, a transmissão é mais rápida na TV aberta, explica o professor. Isso porque o sinal passa por um processo direto de transmissão. “Quando você assiste em canais da TV fechada, a transmissão do jogo ainda passa por um novo processamento digital do sinal, que consome mais tempo e, consequentemente, atrasa a transmissão em alguns segundos”, disse.

Ele usa como exemplo o canal da Globo, que detém os direitos de transmissão da Copa e transmite os jogos na TV aberta, fechada, nos canais da SporTV e na internet. Para a exibição no canal, mas através da TV fechada, a transmissão será mais demorada, tal como no canal da SporTV e na internet. É necessária uma retransmissão do sinal para outros centros de processamento, que também levam mais tempo.

“Se você assiste no canal da TV aberta, o sinal é transmitido direto do centro de processamento que primeiro o recebe para a sua casa. Por isso é mais rápido”, disse. “O efeito do atraso não depende do equipamento de recepção, ele ocorre em função dos diferentes percursos e sistemas que o sinal trafega”, esclarece.

Quer investir melhor seu dinheiro? Abra sua conta na XP Investimentos

Existe solução?
Se você já trocou de televisão, comprou uma nova antena ou decodificador para tentar solucionar o problema, sentimos dizer que foi em vão. “Não existe solução, a transmissão nunca acontecerá ao mesmo tempo nas diferentes mídias”, explicou Nazareth.

Ainda que você tenha a mesma televisão, antena, decodificador e operadora de TV que seu vizinho, a transmissão pode ser feita por um meio diferente – e o atraso continuará existindo.

Contato